A IDENTIDADE DE PRODUTOR RURAL E AS CATEGORIAS INFLUENTES NO PROCESSO SUCESSÓRIO

  • Manoela Morais UFMS
  • Adriano Pereira de Castro Pacheco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Erlaine Binotto Universidade Federal da Grande Dourados https://orcid.org/0000-0002-0349-4566
  • Luisa Rhoden Rech Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O trabalho teve por objetivo identificar, na literatura, as categorias relacionadas à identidade de produtor rural que podem influenciar o processo sucessório de propriedades rurais. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática de 32 artigos científicos selecionados nas bases de dados Scopus, Science Direct e Web of Science. Os resultados mostraram que a identidade de produtor rural tem sido relacionada com o perfil agrícola; turismo rural; gênero na agricultura; cuidados de saúde; práticas agrícolas; identidade de sucessor; apego à terra; e envelhecimento do agricultor e manifestam resistência a mudanças na própria vida e na propriedade. Ademais, as categorias gênero na agricultura, identidade de sucessor; apego à terra; e envelhecimento do agricultor apresentaram elementos mais relevantes para um processo de sucessão rural, em que, as dificuldades e obstáculos do processo podem ser explicadas pela forte identidade de produtor rural presente no sucedido.  

Biografia do Autor

Adriano Pereira de Castro Pacheco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Administração com ênfase em gestão de Organizações & Sociedade, pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduado em Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. MBA em Gestão de Projetos e em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins. Experiência na área de Administração de Organizações do Terceiro Setor, com ênfase no gerenciamento de projetos. Pesquisador em Economia Criativa, Inovação, Desenvolvimento Local, Governança e Políticas Públicas

Erlaine Binotto, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Fundamentos Teórico Metodológicos de Ensino pela Universidade de Cruz Alta, mestrado e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado sanduiche The University of Queensland. Líder do grupo de pesquisa (CNPq): Organizações, Pessoas e Ambiente. É avaliadora de artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Coordena projetos aprovados no CNPq sobre ações coletivas, inovação e sucessão em propriedades rurais no Brasil e Tailândia. Atualmente é professora Associada III na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (12/2010-01/2015) e vice-coordenadora do PROFIAP (2014-2019). Professora no PPGAgronegócios, PROFIAP e doutorado em Administração da UFMS. Vice-Presidente da SOBER gestão 2015-2017; 2017-2019 e 2019-2021. Tem experiência na área de Administração e Agronegócio, com ênfase no aspecto humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Governança e Gestão (Sucessão rural, gestão do conhecimento -aprendizagem, capacidade absortiva, comunidades de prática, ações coletivas) e Perfil Profissional para o Agronegócio. Na área de Gestão Pública temas relacionados a Gestão de Pessoas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - AE - Administração, Contabilidade e Economia

Luisa Rhoden Rech, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestrado em Agronegócios (2017) pela Universidade Federal da Grande Dourados, graduada em Administração (2013) e Tecnóloga em Produção Publicitária (2009) pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Pesquisa voltada ao agronegócio, principalmente nas áreas de governança, sucessão rural e cooperativismo.

Publicado
2021-09-28
Como Citar
MORAIS, M.; PEREIRA DE CASTRO PACHECO, A.; BINOTTO, E.; RHODEN RECH, L. A IDENTIDADE DE PRODUTOR RURAL E AS CATEGORIAS INFLUENTES NO PROCESSO SUCESSÓRIO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 28 set. 2021.
Seção
EIXO 6 - Artigo Completo - Agronegócios, Economia Rural e Bioeconomia