Análisis comparativo del seguimiento al hashtag #díasiniva en Colombia a través de Twitter durante la pandemia de Covid-19

Resumo

O presente trabalho trata da evidenciação dos possíveis resultados da utilização da textometria como ferramenta de análise de representações e interações sociais em uma rede social sobre fatos concretos. Ao mesmo tempo, o exercício realizado serve de exemplo para compreender com precisão as reações de uma população em torno de uma política econômica e de saúde pública, tendo em vista que a análise realizada foi em dados coletados no Twitter por meio da hashtag #diasiniva no marco de uma série de medidas tomadas pelo governo colombiano na primeira fase da pandemia Covid-19 em 2020. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, buscando utilizar o software Iramuteq para compreender o sentimento geral da população colombiana a respeito de um determinado política em um momento específico de crise. A ferramenta produz gráficos que permitem uma análise de forma simples sobre grandes volumes de informação.

Biografia do Autor

Carlos, FUNDECT/CNPq

acharel em Ciências Geológicas com nivel de Mestrado (1990, Universidade Complutense de Madri, Espanha), com formação continuada em Estudos sobre Impactos Ambientais (1990, Instituto Tecnológico GeoMinero de Espanha), Estudos aprofundados em Geografia Humana e Económica, Diploma de estudos avançados (DEA). (2003, 2007, Universidade de Educação a Distancia-UNED, Espanha), Especializações em Software Livre (2007, UNED), Análise de Meios de Comunicação (2007, UNED), Sistemas Interativos de Comunicação (2008, UNED) e Tecnologias Integradas e Sociedade do Conhecimento (2008, UNED). Mestre em Comunicação e Educação em Redes (2010, UNED), Espaço Europeu de Educacão Superior-EEES, Doutor em Comunicação e Educação em Entornos Digitais (2011, UNED, EEES). Desempenhou trabalhos de geólogo em empresas do ramo. Foi docente dos ensinos médio e superior, e de cursos profissionalizantes. Realizou trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de materiais educativos transmedia no Centro de medios audiovisuales da UNED (CEMAV). Pesquisa pos doutoral na UEMS na área de Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos com o projeto Caminho para os Ervais e a Paisagem cultural Ervateira (2015-2020). Professor de programas de Mestrado na Espanha, México e Colômbia. Atua como consultor em trabalhos com modelagem de programas e projetos infopedagógicos para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para a educação. Atualmente desenvolve pesquisas de Desenvolvimento Regional pela Patrimonialização do Território Fronteiriço: o Eixo Ervateiro Sul-Mato-Grossense com uma bolsa da FUNDECT/CNPq.

Publicado
2021-09-29
Como Citar
PÉREZ MENDOZA, K.; CARLOS; PINEDA ARROYO , M. Análisis comparativo del seguimiento al hashtag #díasiniva en Colombia a través de Twitter durante la pandemia de Covid-19. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 29 set. 2021.