PERFIL SOCIOECONÔMICO E EVASÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DO IFMS CAMPUS NAVIRAÍ
um estudo de caso
Resumo
Este artigo trás os resultados da pesquisa que analisou o perfil socioeconômico dos estudantes de Ensino Médio Integrado do IFMS campi Naviraí- MS, no ano de 2018, com o propósito de contribuir para o debate relativo ao desenvolvimento de uma educação pública de qualidade e na promoção da equidade. Assim, o objetivo deste estudo, foi levantar o perfil dos alunos de Ensino Médio, para isso foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e descritiva que avaliou 200 estudantes, no mês de maio de 2018, com um erro amostral de 5% e um nível de confiança de 95%, a pesquisa foi através de questionário aplicado no Google Forms. Os resultados empíricos mostram que os alunos do ensino médio têm idades que variam de 15 a 17 anos 95,46%; constituem-se, em sua maioria pelo sexo feminino 57,00%, pela etnia parda 45,30%, origem escolar pública 91,90% e baixa renda 62,80%. Quanto aos estudantes cotistas representa 31,40% dos entrevistados afirmaram ter entrado na escola através de cotas, social ou racial, quanto ao seu meio de transporte para 48,80% usa bicicleta para ir à escola. Dados demonstraram indecisão na hora de escolher um curso superior, os cursos mais citados foram: Direito com 19,79%, Medicina 13,95% e Agronomia 8,14%.
Palavras-chave: Perfil socioeconômico; Educação Pública; Evasão