EMPREENDEDORISMO SOCIAL, INOVAÇÃO SOCIAL E ECONOMIA CRIATIVA EM BELO HORIZONTE PÓS COVID-19

Estudo da viabilidade de uma política pública para o combate a vulnerabilidade social a partir dos setores criativos.

  • Henrique Rodrigues Lelis Universidade Fumec
  • Helton Junio da Silva Universidade Fumec
  • Fernando da Cruz Coelho Universidade Fumec
  • Renata de Souza da Silva Tolentino Universidade Fumec https://orcid.org/0000-0002-8284-7509

Resumo

Com a pandemia da Covid-19, a vulnerabilidade social vivenciada na cidade de Belo Horizonte agravou-se de forma exponencial. Um dos pontos relevantes a ser pesquisado é entender como as políticas públicas de desenvolvimento econômico podem ser reconfiguradas, tendo como suporte teórico o empreendedorismo social, a inovação social e a economia criativa, de modo a permitir o combate a vulnerabilidade social. O objetivo deste estudo é conhecer a abrangência do campo de estudo, incluindo, conhecimento do marco teórico, abordagens metodológicas e objetos de pesquisa. O propósito final é servir de orientação teórica e descobertas de lacunas de pesquisa sobre o tema para novas pesquisas. Trata-se de uma revisão de literatura, exploratória quanto ao objetivo, de natureza qualitativa, amostra não probabilística, coleta dados a partir de pesquisa bibliográfica, observação assistemática e análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Este estudo contribui para o amadurecimento e difusão das discussões teóricas ligadas a inovação social, empreendedorismo social e economia criativa, permitindo o aprimoramento de conhecimentos relacionados ao tema, na medida em que identifica abordagens metodológicas e contextos de aplicabilidade, servindo de auxílio para pesquisadores interessados na temática se situarem conceitualmente e encontrarem novos campos de discussões.

Biografia do Autor

Helton Junio da Silva, Universidade Fumec

Doutorando em sistema de Informação e Gestão de Conhecimento da Universidade Fumec. Mestre em Direito Privado pela Universidade Fumec - Fundação Mineira de Educação e Cultura (2018), Pós Graduado em Direito Notarial e Registral pela Faculdade Milton Campos (2016), Pós Graduado em Consultoria Jurídica Empresarial pela pelo Centro Universitário UNISEB (2011), Pós Graduado em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (2009), Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003).

Fernando da Cruz Coelho, Universidade Fumec

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC/FACE. Mestre em Administração pela Universidade FUMEC/FACE. Especialista em Estudos da Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG, Bacharel em Direito pela UFMG. Sequencial em Segurança Patrimonial, Técnicas e Marketing pelo Uni-BH. Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas EaD, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em de Segurança Privada EaD da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC/FACE.

Renata de Souza da Silva Tolentino, Universidade Fumec

Doutora em Administração pela Universidade FUMEC(2017), possui Mestrado em Administração pela Universidade FUMEC (2006), especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Newton de Paiva (2004), especialista em Redes de Computadores e Telecomunicação pela Universidade FUMEC (2003) graduação em Ciência da Computação pela Universidade FUMEC (2002), graduação em Superior de Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade FUMEC (2001). É Avaliadora do INEP/MEC para atos de credenciamento institucional presencial e EaD e colaboradora do BNI/MEC (Banco Nacional de Itens) para elaboração e revisão de itens do ENADE( Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Possui artigos acadêmicos publicados nas áreas de Administração, Educação, Estratégica e Tecnologia em Marketing. Linha de Pesquisa: Estratégia e Tecnologia em Marketing e Educação.

Publicado
2021-10-03
Como Citar
RODRIGUES LELIS, H.; JUNIO DA SILVA, H.; DA CRUZ COELHO, F.; DE SOUSA DA SILVA TOLENTINO, R. EMPREENDEDORISMO SOCIAL, INOVAÇÃO SOCIAL E ECONOMIA CRIATIVA EM BELO HORIZONTE PÓS COVID-19. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 3 out. 2021.
Seção
EIXO 5 - Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território e Urbanização