Balanço Social: Análise dos Indicadores Sociais de uma Empresa Brasileira no Setor de Vestuário

  • Rosa Beatriz de Araújo UFMT Universidade Federal de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0003-2053-6913
  • Larissa Fernanda de Oliveira Andrade UFMT Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

O Balanço Social evolui conforme as necessidades e exigências sociais, de modo indispensável para entender como as organizações afetam o social e o ambiental. Visto que o maior bem que uma entidade possui são os seus colaboradores e, por isso, a origem dos Indicadores Sociais que determinam as consequências das atividades das empresas em relação a eles. Diante desta percepção, e devido a importância da temática no contexto organizacional, este estudo tem como objetivo analisar os indicadores sociais de uma empresa brasileira no setor de vestuário, concentrando-se no que se refere a mão de obra produtiva ao seu histórico em ações sociais. A metodologia se deu por meio de revisão bibliográfica e documental dos relatórios publicados relativos ao ano de 2018, e de forma exploratória e explicativa do estudo de caso. Apresenta inicialmente breve descrição dos tipos de Balanço Social; a apresentação dos seus indicadores sociais da empresa, demonstrando no que tange aos benefícios sociais e suas particularidades. Inclusive a realização de um comparativo entre as diretrizes propostas pela GRI e o relatório reportado pela empresa. Concluiu-se que os indicadores sociais da empresa estão em conformidade com as diretrizes.

Biografia do Autor

Rosa Beatriz de Araújo, UFMT Universidade Federal de Mato Grosso

Curso de Ciências Contábeis 

Larissa Fernanda de Oliveira Andrade, UFMT Universidade Federal de Mato Grosso

Curso de Ciências Contábeis

Publicado
2021-10-05
Como Citar
DE ARAUJO, R. B.; DE OLIVEIRA ANDRADE, L. F. Balanço Social: Análise dos Indicadores Sociais de uma Empresa Brasileira no Setor de Vestuário. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 5 out. 2021.
Seção
EIXO 1 - Artigo Completo - Administração de Empresas