ORÇAMENTO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS BARRETOS

Resumo

O trabalho versa sobre orçamento público de uma instituição pública de ensino federal, analisado sob a perspectiva de seu processo de elaboração e execução, a relação dos atores responsáveis pelo orçamento e como ele acontece. Buscou-se compreender a importância e impactos da transparência durante o processo orçamentário e a participação social se relacionam com o orçamento público, como meio de proporcionar evolução da gestão pública e do planejamento orçamentário. O envolvimento da sociedade nas demandas e desafios da gestão pública, levando em consideração conceitos de orçamento participativo na análise, para isso, a pesquisa se debruçou sobre arcabouço teórico dos temas destacados. Por meio de pesquisa descritiva e utilizando-se da análise documental, observação e de entrevistas com questionário semiestruturado, pode-se coletar com atores chaves do processo de orçamento e gestão da instituição, as perspectivas e desafios. Os resultados apontam para desafios no processo orçamentário, entre eles a escassez de recursos e seu contingenciamento excessivo, que dificultam o planejamento e gestão orçamentária da instituição. Ademais, visualizou-se a necessidade de adoção de ferramentas relacionadas à transparência e participação social como forma de promover melhorias no processo de elaboração e execução do orçamento da instituição.

Publicado
2021-10-15
Como Citar
BOTAMEDI, B. L.; SALUME, P. K. ORÇAMENTO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS BARRETOS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 15 out. 2021.
Seção
EIXO 2 - Artigo Completo - Administração Pública e Terceiro Setor