AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO E NO MERCADO DE TRABALHO NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO 4.0
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi identificar se as universidades têm trabalhado o conceito da revolução 4.0 no âmbito dos cursos ofertados, preparando o profissional para o mercado dentro dessa nova realidade. A revolução 4.0 e as mudanças provocadas por ela transformam o ambiente de aprendizado e o mercado de trabalho trazendo benefícios como o aumento da produtividade, da competitividade, maior flexibilidade, qualidade e inovação com menor custo de pessoal tendo como contraponto o desaparecimento de alguns empregos e alterações significativas em outras. Para fundamentar a pesquisa, apresenta-se as revoluções e o surgimento da indústria 4.0 e a transformação para a educação e para o mercado de trabalho. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa descritiva quanto ao objetivo, levantamento quanto aos procedimentos técnicos e quantitativa quanto à análise dos dados. A pesquisa concluiu que muitos acadêmicos não conhecem a revolução 4.0, embora considerem alguns aspectos do impacto dessa revolução na qualidade de vida e no desenvolvimento humano, tendo como aspectos negativos a dependência da tecnologia e automação. Finaliza-se por alertar a necessidade de que as Instituições de Ensino revisem seus componentes curriculares a fim de fazer frente a essa nova realidade do mercado.