RELATO DE EXPERIÊNCIA

as vivências do Programa Residência Pedagógica do subprojeto de alfabetização da UFMS-CPNV em tempos de pandemia

Resumo

Este trabalho é fruto de relatos e reflexões sobre as atividades desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica do curso de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS/CPNV. Que tem por objetivo inserir o discente no contexto de sala de aula unindo teoria e prática. Infelizmente por conta do momento de distanciamento que se estende devido à pandemia não tivemos a oportunidade de estar na escola com as crianças aplicando devidamente as atividades, mas, ainda assim, desenvolvemos os projetos para o ensino remoto. Por meio de reuniões via google meet e lives, realizamos estudos, diálogos e debates sobre alfabetização, letramento, matemática e ensino remoto. Nos preparamos para o desenvolvimento de atividades e diagnósticos a serem realizados, para o retorno das aulas. O Programa Residência Pedagógica possibilita a percepção direta de como os professores lidam com as situações em sala de aula. O material que discutimos nos auxilia para que nos tornemos profissionais capacitados a orientar as crianças de forma segura. A junção de teoria e pratica que o programa proporciona é essencial para o nosso conhecimento, oportunidade esta que todos do curso deveriam vivenciar, para termos pessoas mais capacitadas e seguras no momento da atuação nas escolas.

Publicado
2021-10-09
Como Citar
DA ROCHA, E.; BEZERRA MARQUES , C.; AQUINO PEREIRA RODRIGUES , A.; WAYHS TREIN MONTIEL , L. RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 9 out. 2021.
Seção
EIXO 4 - Relato de Prática - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo