FORMAÇAO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA

o Residência Pedagógica - Pedagogia CPNV/UFMS

  • Aline Fernanda Nogueira Militão UFMS
  • Geny Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Adriana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Larissa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O respectivo trabalho trata-se de um relato sobre as experiências do Programa Residência Pedagógica, ao desenvolver atividades do segundo módulo que iniciou em março de 2021 de forma remota, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS-CPNV, e contou com a presença de 8 bolsistas e duas voluntárias, juntamente com a professora orientadora que é vinculada ao programa, e a preceptora que atua na rede pública de ensino de uma escola no município de Naviraí -MS.  Cujo o objetivo é desenvolver atividades para alfabetização de crianças no primeiro ano do ensino fundamental. Todos os trabalhos e demais atividades foram desenvolvidas de forma remota devido à pandemia que estamos enfrentando desde início de 2019 impossibilitando a oportunidade de vivenciarmos momentos de ensino e aprendizagem em ambiente escolar, ocasião que tivemos que nos articular modificando e buscando novas estratégias para dar continuidade as atividades propostas. Os encontros de estudos teóricos do Residência Pedagógica ocorrem duas vezes na semana ao final das tardes, realizamos estudos sobre alfabetização, letramento, matemática e formação de professores, debate de textos ligados a essas temáticas e conta com a participações de diversos profissionais da área que colaboraram para o aprendizado no projeto.

Publicado
2021-10-09
Como Citar
FERNANDA NOGUEIRA MILITÃO, A.; da Silva Andrade G. da S. A. 2.; DE AQUINO PEREIRA RODRIGUES , A.; WAYHS TREIN MONTIEL, L. FORMAÇAO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 9 out. 2021.
Seção
EIXO 4 - Relato de Prática - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo