Inovação no Setor Público e o Papel dos Atores Políticos na Adoção de Políticas para Animais Domésticos nos Municípios de Porto Alegre e Recife

Resumo

A teoria sobre inovação no setor público mostra que os atores políticos são determinantes na adoção da inovação. O objetivo desse artigo consistiu em analisar o papel desses atores na adoção e manutenção de políticas inovadoras para animais domésticos em dois municípios brasileiros. Tratou-se de um estudo de caso interpretativo, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e o método de análise consistiu na análise de conteúdo. Pôde-se concluir que a adoção de políticas para animais domésticos nos municípios investigados foi influenciada pelas predisposições individuais dos atores públicos, pela posição formal que ocupavam na prefeitura e pelas redes interpessoais das quais participavam. Os atores políticos possuíam relacionamento afetivo com os animais antes da ocupação em cargos públicos. Por outro lado, o estudo revela que a continuidade das políticas públicas ainda é um desafio.

Publicado
2021-10-15
Como Citar
BISPO, D.; SANO, H.; STRADIOTTO SIQUEIRA, E. Inovação no Setor Público e o Papel dos Atores Políticos na Adoção de Políticas para Animais Domésticos nos Municípios de Porto Alegre e Recife. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 15 out. 2021.
Seção
EIXO 2 - Artigo Completo - Administração Pública e Terceiro Setor