ESTUDO QUANTITATIVO DO PERFIL DE FINANCIAMENTO DO CAPITAL DE GIRO EM MICRO E PEQUENAS PANIFICADORAS DA CIDADE DE JUAZEIRO-BA

Resumo

As micro e pequenas empresas (MPE’s) contribuem com importantes indicadores socioeconômicos na economia brasileira, no entanto, pesquisas envolvendo aspectos financeiros nesse porte de empresas são escassas. O presente estudo tem como objetivo identificar o financiamento e gestão do capital de giro nas MPEs do ramo de panificação. Trata-se de pesquisa quantitativa, a partir de estudo de campo, com aplicação de questionários, realizada com uma amostra de 40 panificadoras da cidade de Juazeiro-BA. Os resultados evidenciam que parte significativa das empresas tem até 3 anos de funcionamento, a maioria opta pelo Simples Nacional e pouco mais da metade das empresas pesquisadas faturam anualmente até R$50 mil. Parte expressiva dos respondentes tem ensino superior incompleto ou completo, porém poucos são da área de gestão. Em relação as modalidades de instrumentos utilizados para captação do capital de giro, foi possível identificar que a maior parte dessas empresas não utiliza as modalidades de empréstimos e financiamentos, com isso, opta por utilizar recursos próprios. A pesquisa mostra que as empresas não têm costume de aplicar (mercado financeiro) seus recursos financeiros, preferindo deixar o dinheiro em “mãos”.

Biografia do Autor

Lourenço Brito Souza, Faculdade Unibras Juazeiro/BA

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Unibras Juazeiro/BA

Paulo Fernando Correia Silva, Faculdade Unibras Juazeiro/BA

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Unibras Juazeiro/BA

Antônio Jose Gomes Pedrosa, Faculdade Unibras Juazeiro/BA

Mestre em Administração Pública pela UNIVASF

Graduado em Ciências Econômicas pela FACAPE

Professor da Faculdade UNIBRAS Juazeiro / BA

Tiago Ferreira Soares, Faculdade Unibras Juazeiro/BA

Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade São Francisco de Juazeiro-FASJ

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina-FACAPE

Publicado
2021-10-05
Como Citar
SOUZA, L. B.; SILVA, P. F. C.; PEDROSA, A. J. G.; CAVALCANTE JÚNIOR, F. C.; SOARES, T. F. ESTUDO QUANTITATIVO DO PERFIL DE FINANCIAMENTO DO CAPITAL DE GIRO EM MICRO E PEQUENAS PANIFICADORAS DA CIDADE DE JUAZEIRO-BA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 5 out. 2021.