METODOLOGIAS PARA REDUÇÃO DAS RESISTÊNCIAS NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias para redução das resistências na implantação de sistemas de informação em uma instituição educacional do Vale do São Francisco. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa aplicada. A forma de abordagem do problema se deu sob o método quantitativo. O estudo de caso foi realizado com os professores de uma IES do Vale de São Francisco. A coleta de dados foi um questionário aplicado a 25 professores dos cursos de administração e contábeis. Os estudos mostram que reuniões de alinhamento, mostrar os benefícios do sistema, exposição da necessidade da implantação, são primordiais para que haja aceitação do sistema. Por fim, um sistema de informação para atender os anseios dos gestores, precisa, necessariamente envolver um planejamento que considere essas três vertentes: tecnologia, organização e pessoas, mas ressaltando que o fator humano requer uma atenção mais consistente.

Biografia do Autor

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Doutora em Agronegócios pela UFRGS

Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS

Graduada em Administração e Ciência da Computação

Professora Adjunta da UFRPE

Publicado
2021-09-29
Como Citar
CEOLIN, A. C.; CAVALCANTE JÚNIOR, F. C. METODOLOGIAS PARA REDUÇÃO DAS RESISTÊNCIAS NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL . Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 29 set. 2021.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas