EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS

um estudo sobre as ações implementadas nas escolas de ensino médio na microrregião de Maringá-Pr.

  • Carlos Alberto Soares Júnior Universidade Estadual de Maringá
  • Luiza Berto de Lima Universidade Estadual de Maringá
  • Ligia Greatti Universidade Estadual de Maringá
  • Vilma Meurer Sela Universidade Estadual de Maringá

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as ações que foram realizadas na microrregião de Maringá-Pr para a implementação da educação financeira nas escolas e os resultados dessa implementação para os alunos e seus familiares. A pesquisa se caracteriza como um estudo descritivo-qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa documental a partir de ofícios e decretos que regulamentam e legitimam a implementação da disciplina. Os documentos foram encaminhados pelo Núcleo Regional de Educação, em formato eletrônico. Além disso, realizou-se entrevistas semiestruturadas com professores que lecionam a disciplina de educação financeira. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam que, embora tenham ocorrido alguns aspectos que divergem da proposta em sua legislação, a implementação da disciplina está sendo bem sucedida, sendo possível observar resultados positivos para os alunos e seus familiares.

Publicado
2021-10-08
Como Citar
SOARES JÚNIOR, C. A.; BERTO DE LIMA, L.; GREATTI, L.; MEURER SELA, V. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 8 out. 2021.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo