ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Resumo
Nos últimos anos, tem se observado um crescimento contínuo na utilização das Tecnologias da Informação na educação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as principais metodologias e procedimentos pedagógicos que estão sendo adotados no Ead das instituições brasileiras. A presente pesquisa é de caráter bibliográfica e documental, do tipo exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através da pesquisa em livros, artigos, documentos do Ministério da Educação e sites de diversas instituições de ensino, que estão listadas nas referências dessa produção. Percebeu-se que a educação à distância está presente há mais de 150 anos, porém somente nos últimos 20 anos teve sua disseminação e abrangência consolidada como modelo educacional inovador e totalmente viável. Ficou evidenciado que as principais vantagens de cursar uma graduação à distância é a flexibilidade de horários para os estudos e a aquisição da autodisciplina. Como desvantagens, destaca-se que o menor reconhecimento pelo mercado de trabalho e a ausência de um professor para tirar as dúvidas são os principais obstáculos. Portanto, conclui-se que não há método de ensino perfeito