ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Resumo

Nos últimos anos, tem se observado um crescimento contínuo na utilização das Tecnologias da Informação na educação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as principais metodologias e procedimentos pedagógicos que estão sendo adotados no Ead das instituições brasileiras. A presente pesquisa é de caráter bibliográfica e documental, do tipo exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através da pesquisa em livros, artigos, documentos do Ministério da Educação e sites de diversas instituições de ensino, que estão listadas nas referências dessa produção. Percebeu-se que a educação à distância está presente há mais de 150 anos, porém somente nos últimos 20 anos teve sua disseminação e abrangência consolidada como modelo educacional inovador e totalmente viável. Ficou evidenciado que as principais vantagens de cursar uma graduação à distância é a flexibilidade de horários para os estudos e a aquisição da autodisciplina. Como desvantagens, destaca-se que o menor reconhecimento pelo mercado de trabalho e a ausência de um professor para tirar as dúvidas são os principais obstáculos. Portanto, conclui-se que não há método de ensino perfeito

Biografia do Autor

Herrisson Queiroz Neto, Agência Nacional de Saúde - ANS

Mestre em Controladoria pela UFRPE

Especialista em Auditoria Fiscal e Tributária pela FADEPE

Especialização em Perícia Contábil pela UFPE

Graduado em Ciências Contábeis pela ESUDA

Diretor Fiscal pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS

Josaias Santana dos Santos, Universidade de Brasilia - UnB

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UNB)

Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE

Especialização em Gestão da Administração Pública.

Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE

Contador da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Publicado
2021-10-09
Como Citar
CAVALCANTE JÚNIOR, F. C.; QUEIROZ NETO, H.; DOS SANTOS, J. S. ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 9 out. 2021.