ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS COMPETITIVAS DO PROFISSIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: ESTUDO DE CASO COM VAGAS OFERTADAS PELO LINKEDIN

  • Érica Thaís da Conceição Novaes Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IFSERTÃO-PE
  • Florisvaldo Cunha Cavalcante Júnior Instituto Federal da Bahia - IFBA https://orcid.org/0000-0003-4850-2854

Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi analisar quais competências são mais exigidas no mercado de trabalho para o profissional de TI. No que diz respeito às competências, cada empresa busca diferentes requisitos para a contratação de profissionais a partir da análise. A análise teve como objetivo avaliar as dificuldades e a competitividade que o profissional encontra no mercado de trabalho. A pesquisa foi realizada em 33 empresas localizadas na Região Nordeste, por se tratar de uma pesquisa qualitativa, foram coletados dados em diversas cidades que possuíam os requisitos de competências necessários, as quais foram definidas como importantes no setor de gestão para um profissional da área de Gestão da Tecnologia da Informação. Percebe-se que as competências consideradas importantes para o estudo, ou seja, são aquelas que as organizações destacam como as mais exigidas para o profissional ingressar no mercado de trabalho. Assim, obtendo as competências necessárias para fazer o negócio desta organização, servindo a empresa e até mesmo os seus clientes. Diante da pesquisa, o estudo mostra a importância da plataforma para o profissional em formação, onde as competências tendem a ser um grande investimento para o ambiente profissional.

Biografia do Autor

Érica Thaís da Conceição Novaes, Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IFSERTÃO-PE

Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IFSERTÃO-PE

Publicado
2021-10-08
Como Citar
NOVAES, ÉRICA T. DA C.; CAVALCANTE JÚNIOR, F. C. ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS COMPETITIVAS DO PROFISSIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: ESTUDO DE CASO COM VAGAS OFERTADAS PELO LINKEDIN. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 8 out. 2021.
Seção
EIXO 1 - Artigo Completo - Administração de Empresas