PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

como exercer práticas pedagógicas por meio do ensino remoto?

  • Maria Eduarda Dias de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-9410-8543
  • Helen Karla Nogueira
  • Larissa Wayhs Trein Montiel
  • Adriana de Aquino Pereira Rodrigues

Resumo

Este trabalho trata do relado de experiência do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia. Os trabalhos foram realizados em uma instituição de ensino municipal na cidade de Naviraí-MS. Apresentamos uma breve explanação sobre as palestras das professoras da rede Municipal de Naviraí-MS, que aconteceu por meio da transmissão de lives no Youtube. Em seguida, apresenta-se as reuniões realizadas via Google Meet do grupo do programa Residência Pedagógica (RP), que teve como intuito realizar levantamentos teóricos, debates e planos de aula. Além disso, destaca-se como ocorreu o processo de elaboração das atividades destinadas a turma do 1º ano do Ensino Fundamental, e as respostas obtidas na aprendizagem dos estudantes e da experiência pessoal vivida. No que tange os resultados, é possível mencionar que as aulas remotas ocasionaram em um grande desafio para os professores, tanto por estabelecer atividades a distância, como pela dificuldade ao acesso à internet e aparelhos por parte dos estudantes. Todavia, no que diz respeito aos estudos e planejamentos de ensino desenvolvidas por toda a equipe do RP, conclui-se a enorme satisfação e evolução de ensino-aprendizagem, tanto por nós residentes do curso de Pedagogia, quanto pelos estudantes da turma do 1º ano na produção das atividades.

Publicado
2021-10-09
Como Citar
DIAS DE OLIVEIRA, M. E.; KARLA NOGUEIRA, H.; WAYHS TREIN MONTIEL , L.; DE AQUINO PEREIRA RODRIGUES, A. PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 9 out. 2021.
Seção
EIXO 4 - Relato de Prática - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo