BLOCKCHAIN NAS CADEIAS DE SUPRIMENTOS BRASILEIRAS

AS BARREIRAS DE SUA APLICAÇÃO

Resumo

O artigo tem como objetivo verificar a aplicabilidade do blockchain na cadeia de suprimento do Brasil. O método utilizado foi a revisão de literatura sobre o tema a qual possibilitou uma análise dos principais problemas identificados no país para com a implementação dessa ferramenta nas empresas brasileiras. Assim, foi realizado busca em portais como portal Spell, Google Academics, com os descritores “blockchain” e “supply chain”. A análise do blockchain se dá principalmente pela justificativa que é um assunto atual e recorrente no âmbito global e precisa de mais entendimento para que possa de fato funcionar no Brasil. Constatou-se que alguns dos impeditivos mais relevantes encontrados no Brasil são a falta de especialização e conhecimento do assunto, os problemas fiscais e de documentação, além da própria cultura do país para com uma tecnologia desse nível. Diante desse contexto é preciso compreender e reduzir as limitações que impedem o mercado brasileiro atual de dar mais um passo em uma trajetória tecnológica e global.

Biografia do Autor

Thiago Soares Nunes, Universidade FUMEC

Professor do Curso de Graduação em Administração e do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC. Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2018). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2016), com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha) (2015). Mestre em Administração pela UFSC (2011), Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC (2008), e Graduado em Administração pela UFSC (2007). 

Publicado
2021-09-30
Como Citar
FELIX CUNHA DE ALMEIDA, J.; SOARES NUNES, T.; MACHADO DO COUTO E MELO, J.; SUELY DE ARAÚJO NERY RIBEIRO, J.; LUIZ SILVA, W. BLOCKCHAIN NAS CADEIAS DE SUPRIMENTOS BRASILEIRAS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 30 set. 2021.