ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS REGULARES

  • Cristiane Rojas
  • Fábio da Silva Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

A presente pesquisa se constitui numa abordagem qualitativa, cujo objetivo geral é apresentar a importância da acessibilidade nas escolas de educação regular, como forma de priorizar um melhor processo educacional aos alunos com deficiência. De maneira específica, busca-se compreender o conceito de deficiência e suas diversas tipologias; discutir a NBR 9050 em especial naquilo que diz respeito aos equipamentos urbanos, acessibilidade às edificações, mobiliário, espaços; apresentar os preceitos da Educação Inclusiva. Participaram da pesquisa professores e coordenador de escolas Pública da Educação Especial do município de Campo Grande/MS. Para a construção e análise de dados, conclui-se com o levantamento bibliográfico que discutem a acessibilidade, tais como: Glat (2007), Mantoan (2003) e alguns documentos legais que tratam da política de acessibilidade como as Diretrizes Educacionais e sistematização, tabulação e categorização. Entre os procedimentos de coleta de dados, adotou-se a aplicação de questionário e entrevistas online. Entre os resultados obtidos destacam-se que as escolas ainda não estão totalmente acessíveis para receber as crianças com deficiência física.

Biografia do Autor

Fábio da Silva Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Doutor em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Publicado
2021-10-09
Como Citar
ROJAS, C.; RODRIGUES, F. DA S. ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS REGULARES. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 9 out. 2021.