GESTÃO ESCOLAR E A RELAÇÃO COM A CULTURA ESCOLAR, CLIMA ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA

  • Aline Soares da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Anderson Esteves Machado Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV) https://orcid.org/0000-0002-5877-4397
  • Franciele Simões de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Gislaine Fernandes da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)
  • Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)

Resumo

O artigo apresenta um estudo acerca da temática Gestão Escolar, destacando a relação entre cultura escolar, clima organizacional e liderança na condução do trabalho da escola. Tem como objetivo apresentar como se dá essa relação no ambiente escolar, bem como as implicações daí decorrentes. Para desenvolvimento do estudo foi realizado um levantamento bibliográfico, com a finalidade de subsidiar a caracterização da relação apresentada, além de breve pesquisa de campo a partir da aplicação de questionário a dois gestores de escolas públicas estaduais, para explicitar e enriquecer mais significativamente a abordagem.  De modo geral, percebeu-se que há um elo entre os aspectos relacionados, sendo que a atuação de liderança do gestor pode influenciar a cultura e o clima organizacional de modo a favorecer o êxito do trabalho e das inter-relações no cotidiano escolar em busca da qualidade da educação.

Publicado
2021-10-09
Como Citar
SOARES DA SILVA, A.; ESTEVES MACHADO, A.; SIMÕES DE OLIVEIRA, F.; FERNANDES DA SILVA, G.; FERNANDES DE AMORIM DOS REIS, M. DAS G. GESTÃO ESCOLAR E A RELAÇÃO COM A CULTURA ESCOLAR, CLIMA ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 9 out. 2021.