INDICADORES PARA SISTEMAS PRODUTIVOS DA PECUÁRIA DE CORTE BOVINA: Uma revisão sistemática integrativa

Resumo

As mudanças climáticas constituem um risco das mais diversas esferas para a população mundial, assim como, em destaque, para os sistemas de produção pecuários. faltam abordagens padronizadas, sistemáticas e, também flexíveis para medir os impactos das atividades agropecuárias nas sociedades em frentes a diferentes contextos culturais. Neste sentido, por meio de uma revisão sistemática integrativa, objetiva-se responde a seguinte questão: quais são os principais indicadores para os sistemas produtivos da pecuária de corte bovina apresentados na literatura? Há indicadores voltados para sustentabilidade? Foram coletados 60 artigos nas bases de dados Scopus e Web of Science e por meio dos critérios definidos foram analisados 9 artigos na integra. Os 9 artigos analisados reafirmaram o gargalo em indicadores de sustentabilidade, dado que as dimensões ambientais e sociais não foram apresentadas. Dentre os principais achados desta pesquisa, foi possível averiguar que os principais indicadores apresentados nos artigos analisados foram de desempenho; indicadores internos aos animais, tais como hematológicos; estruturais e; econômicos. Conclui-se que há um grande gargalo para a construção de indicadores das dimensões ambientais e sociais da sustentabilidade para os sistemas produtivos da pecuária de corte bovina.

Biografia do Autor

Paula da Silva Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Aluna do Curso de Doutorado em Administração, na área de concentração em agronegócios com ênfase na linha de pesquisa Competitividade no Agronegócio (2017-2020); Mestre em Administração, na área de concentração em Gestão de Agronegócio e seus Aspectos Socioambientais (2015-2017), ambos pelo Programa de Pós- Graduação em Administração, da Escola de Administração e Negócios, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGAD/ESAN/UFMS). Graduada em Administração (2011-2014), pela ESAN/UFMS. Integrante dos Grupos de Pesquisas "Dinâmica Evolutiva das Organizações Humanas", "Sustentabilidade dos Agronegócios" e "Núcleo de Pesquisa e Estudos em Controle Gerencial", todos validados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência científica em pesquisas com os temas que envolvem os aspectos da Administração de Empresas, Nova Economia Institucional, Teoria e Diálogos dos Stakeholders, Sustentabilidade e Competitividade. Atuou na iniciativa privada, nos cargos de administrativo financeiro e econômico e, em seguida, como analista de contratação e negociação de ativos.
Publicado
2021-10-04
Como Citar
SANTOS, P. DA S.; CUNHA MALAFAIA, G.; BARROS DE AZEVEDO, D. INDICADORES PARA SISTEMAS PRODUTIVOS DA PECUÁRIA DE CORTE BOVINA: Uma revisão sistemática integrativa. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 4 out. 2021.
Seção
EIXO 6 - Artigo Completo - Agronegócios, Economia Rural e Bioeconomia