RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

boas práticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva do Ensino Remoto

Resumo

Este relato de experiência apresenta o trabalho desenvolvido no primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí-MS, com a temática referente a alfabetização na perspectiva do letramento. As atividades de regências foram realizadas em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal localizada em Naviraí. Nesse contexto, utilizamos os textos que se debruçam sobre a temática visando levantar discussões coletivas sobre alfabetização e letramento. A experiência relatada foi fruto da participação dos residentes em uma série de lives intituladas: “Diálogos: boas práticas nos anos iniciais”, tendo como objetivo, contribuir com a formação dos acadêmicos de pedagogia durante a pandemia. As professoras dos anos iniciais relataram as suas experiências nesse período de ensino remoto, apontando as dificuldades enfrentadas, essencialmente, pela nova configuração emergencial de ensino, contribuindo assim para as atividades de regência realizadas pelas residentes, podemos dizer o aporte teórico foi de grande valia para pensarmos em atividades significativas e contextualizadas, bem como que atendessem as configurações do ensino remoto, respeitando todas as normas de segurança e prevenção a saúde, tanto dos estudantes como dos docentes e acadêmicos envolvidos.

Publicado
2021-10-09
Como Citar
FEITOZA DA SILVA, A. C.; GASPAROTO KLEIN , L.; DE AQUINO PEREIRA RODRIGUES, A.; WAYHS TREIN MONTIEL, L. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 9 out. 2021.
Seção
EIXO 4 - Relato de Prática - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo