BRINCAR, EDUCAR E CUIDAR

possibilidades e desafios no estágio supervisionado em Educação Infantil I

  • Leonardo Mateus Santos Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0002-9863-8082
  • Elton Osmar Evangelista Machado Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0003-0179-9961
  • Ana Carolina Faustino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

O presente relato de experiência foi desenvolvido no âmbito da disciplina Estágio Obrigatório da Educação Infantil I, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato grosso do Sul, campus de Naviraí (UFMS/CPNV) e tem como objetivo discutir as potencialidades do brincar e da ludicidade nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos licenciandos na Educação Infantil. Para a realização desta pesquisa utilizamos um referencial teórico voltado para o educar e brincar e, realizamos pelo período de uma semana a observação supervisionada em uma turma do maternal II Educação Infantil e posteriormente elaboramos um plano de aula em colaboração com nossa professora orientadora e professoras regentes, e o colocamos em prática durante a regência. Ao longo deste processo podemos compreender que o Estágio Obrigatório em Educação Infantil I é de suma importância para o desenvolvimento do futuro professor, apresentando-lhes as vivências do professor durante seu cotidiano, realizando atividades que buscam engajam as crianças por meio da ludicidade, enfatizando o aprendizado através do brincar, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e as relações interpessoais das crianças.

Publicado
2021-10-09
Como Citar
SANTOS RODRIGUES, L. M.; EVANGELISTA MACHADO, E. O.; FAUSTINO, A. C. BRINCAR, EDUCAR E CUIDAR. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 9 out. 2021.