FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES

reflexões em diferentes contextos e seus sujeitos

Resumo

A Educação Social é uma prática educativa que ocorre em contextos diversos e os sujeitos que atuam neste contexto são os educadores sociais, porém estes profissionais podem se caracterizar por diversas formações no Brasil, já que ainda não há uma formação específica para o Educador Social, sendo assim este pode ser também um espaço para o Pedagogo. Esta pesquisa tem por objetivo investigar sobre os espaços não escolares de atuação do pedagogo na cidade de Naviraí – MS e desta forma delinear o perfil e a atuação que este profissional exerce dentro das instituições que visam o desenvolvimento social dos indivíduos. A pesquisa se pautou na abordagem qualitativa, apoiada em análise documental e entrevista semiestruturada com um sujeito da área. Percebeu se com a pesquisa que os espaços não escolares no contexto da assistência social da cidade de Naviraí são também espaços para atuação do pedagogo como educador social.

Biografia do Autor

Leandro Basta, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor da Educação Básica. Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (conclusão em 2020). Mestrando em Educação na Linha de Políticas e Gestão da Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (ingresso 2020). Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: Políticas Educacionais; Formação de Professores; Gestão educacional; Formação em Educação e Educação Social; Práticas de Ensino de Geografia e Ensino Remoto.

Publicado
2021-10-08
Como Citar
BASTA, L.; TEIXEIRA DE SOUZA, C. R. FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 8 out. 2021.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo