CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Resumo

É crescente o número de pacientes que ingressaram na lista de espera por um órgão, exigindo um aumento na oferta ou redução de desperdícios de órgãos doados. A tecnologia da informação (TI) surgiu como uma ferramenta utilizada para gerar ganhos de agilidade e redução nos custos. Assim, este estudo objetiva entender como a contribuição da TI para gerar melhorias no processo de doação e transplante de órgãos (DT).Foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados proquest, ebsco, scielo, scopus, web of science e pubmed, em dezembro de 2020. Os termos de busca foram ("organ utilization" or "organ utilisation" or "organ subutilization" or "organ subutilisation" or "organ transplant" or "organ donation" or "organ procurement") and ("informations and comunications tecnology" or "information system? or "information technology?). Os artigos analisados mostram a escassez de pesquisas sobre o uso de TI e o impacto nos processos de DT. Porém, os trabalhos encontrados revelam os resultados da aplicação da TI na melhoria de eficiência, redução do tempo de espera e de controle e análise das informações no processo de doação e transplante de órgãos. Além disso, a TI é utilizada como ferramenta de tomada de decisão, pesquisa e educação.

Biografia do Autor

CLAUDIA ARAÚJO, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Autores são membros do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde, do Instituto de Pós graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
2021-09-29
Como Citar
PIRES, A. D.; ARAÚJO, C. CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 29 set. 2021.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas