ANÁLISE DO MARKETING VERDE DIGITAL DAS OITO EMPRESAS TÊXTEIS E DE CONFECÇÃO DE SANTA CATARINA LISTADAS PELA BM E FBOVESPA

Resumo

É notável que, com a industrialização, o planeta ficou seriamente degradado. O setor têxtil e de confecção é responsável por significativos impactos ambientais, decorrentes de seus processos produtivos (GUIMARÃES; MARTINS, 2010). Desta forma, o artigo teve como objetivo analisar as empresas têxteis e de confecção de Santa Catarina, perante a problemática de como é o posicionamento dessas empresas em relação ao marketing verde digital. O presente artigo traz uma análise de conteúdo que apresenta uma pesquisa das empresas listadas pela BM&FBOVESPA, do setor de atuação vestuário, fios e tecidos. Como instrumento metodológico, foi utilizado o quadro de classificação de conduta ambiental, o qual classifica as empresas como conduta fraca, intermediária ou forte. A coleta dos dados ocorreu nos web sites das empresas e foram elencadas as palavras descritas na fundamentação teórica que serviram como palavras-chaves para a coleta dos dados. Os resultados apresentam que há um crescimento gradativo do posicionamento de marketing por parte das questões ecológicas. Percebe-se que a maioria das empresas têxteis se posicionam em frente aos seus colaboradores e, divulgam o que a legislação ambiental exige. Quatro empresas apresentaram posicionamento forte, mas somente em algum ponto específico e duas empresas não divulgam informações referente às questões ecológicas.

Publicado
2021-09-29
Como Citar
VILLWOCK, , J. M.; MARQUES SAQNCHES, D. C.; DOCKHORN, M. DA S. M. ANÁLISE DO MARKETING VERDE DIGITAL DAS OITO EMPRESAS TÊXTEIS E DE CONFECÇÃO DE SANTA CATARINA LISTADAS PELA BM E FBOVESPA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 29 set. 2021.