Tecnologia Social Estudo das Dimensões nos Projetos de Pesquisa e Extensão Universitária

Resumo

As Tecnologias Sociais (TS) têm ganhado notável evidência como estratégia para a resolução de problemáticas sociais promovendo bem estar social, em diversos campos de interesse, tais como educação, saúde, meio ambiente. Para tanto, o presente artigo objetiva analisar a caracterização dos projetos de extensão e de pesquisa da Universidade Federal de Sergipe a partir da identificação daqueles previamente classificados com perfil de TS. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica e documental. O critério para seleção dos projetos foi um checklist estruturado nas quatro dimensões e doze indicadores da TS, reunidos através da investigação teórica de seus conceitos, princípios e parâmetros. Os resultados apontam a classificação de 11 projetos como TS e constata-se a atuação mais forte da dimensão da participação, cidadania e democracia e da dimensão da educação, demonstrando a construção de conhecimentos que se originam da interação do saber popular com o saber técnico desenvolvido na Universidade. Tal fato ressalta que mesmo abordando uma pequena parcela de TS a Universidade Federal de Sergipe apresenta potencial para contribuir com o avanço de estudos sobre a temática, de forma a possibilitar a execução de TS contínuas e eficazes.

Biografia do Autor

Bruna, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Sergipe, com interesse de pesquisa em Tecnologia e Sistemas de Informação. Participou como voluntária de Iniciação Científica PIBIC/UFS referente à temática de Tecnologia Social e atua como bolsista no projeto de extensão Protótipo Heritage Information System (HIS - Sergipe).

Jairo, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista PIBIC do CNPQ (2019/20). Participante de pesquisas sobre: Tecnologia Social; Engajamento de Aplicativos Móveis; Transformação Digital. (2020/21)

Grayce, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2018-2020), linha de pesquisa Inovação e Tecnologia. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Pós- Graduação "Latu Sensu" - Especialização em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Tiradentes (2015). Atuou como Professora Voluntária na Universidade Federal de Sergipe - UFS. Interesse em pesquisa nos temas: Gestão de Micro e Pequenas Empresas; Inovação; Empreendedorismo Social; Tecnologia Social; Gestão Social.

Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Administração (UFPE). Docente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS) e do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFS).

Alcione, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Dirección y Estrategia Empresarial - Universidad Complutense de Madri (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência na área de gestão ambiental e gestão hospitalar. Areas de interesse: estrategia empresarial, reponsabilidade socioambiental, gestão ambiental, administração hospitalar e administração pública, cooperação universidade-empresa-Governo-Sociedade.

Publicado
2021-09-29
Como Citar
FERREIRA, B. R. DOS S.; DE OLIVEIRA SEGUNDO, J. A.; JESUS, G. B. S. DE; LUFT, M. C. M. S.; RODRIGUES, A. F. Tecnologia Social Estudo das Dimensões nos Projetos de Pesquisa e Extensão Universitária. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 29 set. 2021.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas