DETERMINAÇÃO DE HPAs EM GRÃOS DE ARROZ POLIDO SUBMETIDOS À SECAGEM COM LENHA: VALIDAÇÃO DE METÓDO QuEChERS ACETATO COM GC-MS

Resumo

Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos são contaminantes produzidos durante a combustão de lenhas, processos de secagem, entre outros. Os processos para obtenção da variedade de grão de arroz vão desde a secagem com lenha até a utilização de gás liquefeito de petróleo, sendo necessários métodos analíticos validados para o monitoramento desses compostos em arroz. O método utilizado para determinação de 18 hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) em matrizes de arroz polido foi o método QuEChERS acetato e a análise foi por cromatografia gasosa (GC-MS). O método foi validado utilizando as figuras de mérito recomendas por SANTE, 2017. Nas amostras de grãos de arroz branco polido avaliadas, detectaram-se 5 (cinco) HPAs, sendo eles: 2-metilnaftaleno, fenantreno, fluoreno, naftaleno, pireno e benzo[g,h,i]perileno, fluoranteno dos 18 (dezoito) compostos monitorados. Conclui-se que os compostos em estudos são contaminantes à saúde humana, sendo necessário os monitoramentos frequentem desses HPAs.

Publicado
2021-09-27
Como Citar
ROBERTA MORELATO, R.; ALBERTONI SCARIOT , M.; SIMON DUGATTO , J.; LOURENÇO RADÜNZ , L.; DA COSTA CABRERA , L. DETERMINAÇÃO DE HPAs EM GRÃOS DE ARROZ POLIDO SUBMETIDOS À SECAGEM COM LENHA: VALIDAÇÃO DE METÓDO QuEChERS ACETATO COM GC-MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 27 set. 2021.
Seção
EIXO 6 - Resumo Expandido - Agronegócios, Economia Rural e Bioeconomia