ANÁLISE DOS IMPACTOS DA CRISE ECONÔMICA E POLÍTICA NOS INDICADORES ECONÔMICOS-FINANCEIROS DAS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO LISTADAS NA B3

  • Jose Aparecido Moura Aranha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Karen Ruiz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS https://orcid.org/0000-0002-2307-5983
  • Lucas Soares da Silva Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos da crise político-econômica nos indicadores econômico-financeiros das empresas do setor elétrico brasileiro listadas na B3 no período de 2012 a 2019.  Partindo desse objetivo, surgiu-se a questão: Qual a influência da crise político-econômica de 2014/2017 no desempenho econômico-financeiro das empresas do setor elétrico brasileiro listadas na B3? Para responder ao questionamento, os indicadores econômico-financeiros das companhias foram coletados do banco de dados do Economática® e tabulados no Software Excel para serem analisados. Os grupos de indicadores utilizados foram os indicadores de liquidez, rentabilidade e estrutura de capital. Para o desenvolvimento da pesquisa e obtenção dos dados, a metodologia adotada foi de caráter descritivo e quantitativo, por meio da observação de dados secundários, buscando verificar como o setor agiu financeiramente no período estudado. Os resultados apontam que as empresas do setor foram impactadas com a crise, especialmente as distribuidoras mais especificadamente nos indicadores de rentabilidade, entretanto, com a retomada da economia, voltaram a apresentar bons indicadores, corroborando com a característica perene das companhias do setor elétrico.

 

Biografia do Autor

Jose Aparecido Moura Aranha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Ciências Anbientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB e em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Professor Adjunto na Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Karen Ruiz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Bacharel em Ciências Contábeis pela Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Lucas Soares da Silva Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Bacharel em Ciências Contábeis pela Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Publicado
2021-09-30
Como Citar
ARANHA, J. A. M.; RUIZ, K.; DA SILVA FERREIRA, L. S. ANÁLISE DOS IMPACTOS DA CRISE ECONÔMICA E POLÍTICA NOS INDICADORES ECONÔMICOS-FINANCEIROS DAS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO LISTADAS NA B3. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 30 set. 2021.
Seção
EIXO 1 - Artigo Completo - Administração de Empresas