A ENTRADA DOS SITES DE APOSTAS ESPORTIVAS NO MERCADO BRASILEIRO
uma análise à luz da teoria do GMS
Resumo
O presente trabalho busca explorar o comportamento de marketing das empresas de apostas esportivas online ao adentrarem no mercado brasileiro, analisando essa movimentação à luz da teoria Global Marketing Strategy (GMS), ou Estratégia de Marketing Global. O trabalho foi pensado em virtude da especificidade do Brasil, que por anos teve poucas práticas de apostas esportivas legalizadas, e não conta com uma legislação clara e convidativa para empresas e apostadores, tanto que as empresas só podem anunciar no Brasil por uma brecha legal, mas não podem operar de dentro do país. Somando esses fatores, entendeu-se que o cenário era bastante convidativo para uma pesquisa sobre este tema, dado que os sites de aposta online praticamente tomaram toda a publicidade nos principais eventos esportivos no Brasil. Para esta empreitada, optou-se por uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade, conduzidas por meio de roteiro de pesquisa semiestruturado, elaborado com base na literatura. Os entrevistados serão os gestores de marketing das principais empresas em atuação no Brasil, até que se atinja a saturação das respostas. As entrevistas serão submetidas a análise de conteúdo, utilizando categorias abertas. Neste momento, os pesquisadores já selecionaram 14 gestores, sendo que seis deles já foram contactados.