DEMOCRACIA DELIBERATIVA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Um início para uma discussão teórica

Resumo

A democracia deliberativa é uma forma da sociedade participar da definição de regras e de ações com o uso de uma deliberação racional e sem coerção, visando o bem-estar geral. Dado o fato de que a administração pública brasileira tem pouca abertura para o envolvimento social em seu sistema de decisão, este trabalho busca gerar debate e mostrar ideias de como a coletividade pode ter seus anseios contemplados, com o uso da política deliberativa. Trata-se de um levantamento bibliográfico, com a finalidade de filtrar artigos que sejam capazes de fornecer base teórica e discussões pertinentes. Os recursos e o capital estatal não são administrados pela população, mas por gestores nem sempre eleitos. Conclui-se, desse modo, que a política deliberativa é uma opção a qual pode ser adotada para satisfazer a uma das finalidades da administração pública, em outros termos, atingir o bem-estar geral.

Biografia do Autor

Geraldino Carneiro de Araújo, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Administração (2002), Mestre em Agronegócios (2006) e Doutor em Administração (2015). Desde 2009 é professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e desde 2016 está vinculado ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Escola de Administração e Negócios (UFMS/ESAN) como professor permanente. Lidera o grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos em Gestão, Inovação e Sustentabilidade. Coordena projetos envolvendo negócios de impacto e organizações públicas, com experiência em Estudos Organizacionais (práticas transformadoras; relacionamentos organizacionais e comportamento e interações sociais na organização) e Gestão de Operações (gestão socioambiental e operações sustentáveis) nas áreas de organizações públicas e empreendedorismo social.

Yasmin Gomes Casagranda, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Unigran Capital (2019). Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública Profiap/ESAN/UFMS. Atua nas áreas de Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais e Finanças Comportamentais, com foco em Métodos Quantitativos de Pesquisa. 

José Carlos de Jesus-Lopes, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Magistério Superior, desde setembro de 2009. Lotado na Escola de Administração e Negócios (ESAN), da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na Cidade Universitária de Campo Grande (MS). Atualmente está reconduzido à função de Direção da ESAN/UFMS. Possui o Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, pela UFPR-PR, Curso do Programa de Mestrado em Teoria Econômica, pela UEM-PR, Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela UCSAL-BA. Possui os Cursos de Bacharelados em Ciências Econômicas, pela UCSAL-BA e em Administração, com habilitação em Comércio Exterior, pela FECEA-PR. É líder do Grupo de Pesquisa CNPQ "Dinâmica Evolutiva das Organizações Humanas". Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, vinculado à ESAN/UFMS e do Programa de Mestrado Profissional em Eficiência Energética e Sustentabilidade, vinculado à FAENG/UFMS. Participa, enquanto docente, dos Cursos de Graduação em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Turismo e no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, todos lotados na ESAN/UFMS. Coordena e orienta as Linhas de Pesquisas: Administração Pública (Governança Pública; Gestão Pública, Eficiência Organizacional); e Sustentabilidade (Bioeconomia Sustentável, Governança Socioambiental, Carbono Zero, Mudanças Climáticas, Cidades Sustentáveis e Inteligentes, Plano de Gestão de Logística Sustentável e Gestão dos Resíduos Sólidos). Até setembro de 2009, atuava na liderança da gestão de empresas privadas, quando obteve experiências práticas em cargos de diretoria para o mercado internacional e diretoria para o mercado doméstico, com negociações diretas com os mercados de commodities, com operações de hedge, nas bolsas internacionais de mercadorias.

Publicado
2022-11-14
Como Citar
DE OLIVEIRA LOPES ECHEVERRIA, V.; CARNEIRO DE ARAÚJO, G.; GOMES CASAGRANDA, Y.; CARLOS DE JESUS-LOPES, J. DEMOCRACIA DELIBERATIVA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 14 nov. 2022.
Seção
EIXO 2 - Resumo Expandido - Gestão de Pessoas e Processos