CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

reflexões no estado de Mato Grosso do Sul e no município de Nova Andradina

  • Fabiano Greter Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Nova Andradina /CPNA
  • Adalberto Alexandre da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os reflexos na economia brasileira, no Estado de Mato Grosso do Sul e no município de Nova Andradina durante a pandemia Covid-19. Apontando aspectos de abertura e fechamento de empresas, setores de criação de empregos, empresas listadas em bolsa de valores e entre outras consequências geradas no mercado. A pesquisa está pautada em uma revisão bibliográfica referente aos impactos da pandemia da Covid-19, por meio de livros, revistas eletrônicas, periódicos e dados consolidados junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Sistema Único de Saúde (SUS) e demais informações pertinentes à área de estudo. No Brasil, os pequenos negócios foram responsáveis por mais de 65% do volume total de empregos gerados no país. No ano de 2020 o Ministério da Economia e o Banco Central foram os principais órgãos, que contribuíram, no fomento de crédito durante o período de pandemia, possibilitando linhas de recursos para pessoas físicas e jurídicas, porém, o acesso dependia de critérios de avaliação e sustentabilidade dos negócios. Para o Estado de Mato Grosso do Sul e o município de Nova Andradina a Lei da Liberdade Econômica contribuiu na melhoria no registro eletrônico simplificado de novas empresas e pela integração das juntas comerciais.

Biografia do Autor

Fabiano Greter Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Nova Andradina /CPNA
Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2019). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2014). Possui Graduação em Administração (2005) e Especialização em Administração Financeira e Logística pela Faculdade de Ciências Contábeis de Nova Andradina - FACINAN (2007). Atua como docente nos Cursos de Tecnologia em Gestão Financeira, Bacharelado em Ciências Contábeis e em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, no Campus de Nova Andradina - CPNA. Professor e Pesquisador com ênfase em: Agricultura Familiar, Assentamentos Rurais, Sucessão e Gestão Familiar, Recursos Humanos, Gestão em Agronegócios, Logística, Agroecologia, Cooperativismo, Desenvolvimento Local e Regional, Desenvolvimento Territorial Rural e Territórios Agrários.
Adalberto Alexandre da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA

BACHARÉL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

Publicado
2022-11-02
Como Citar
MOREIRA, F. G.; ALEXANDRE DA SILVA, A. CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 2 nov. 2022.
Seção
EIXO 5 - Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo