ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES DE SOJA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NO ANO 2021, UTILIZANDO A ABORDAGEM DE ANÁLISE DE REDES SOCIAIS

  • Leucivaldo Carneiro Morais IFMS NAVIRAÍ
  • Jonathan Gonçalves da Silva
  • Mauricio Hiroyuki Kubo
  • Valério Gonçalves de Mato
  • Leucelene Carneiro Morais Nunes

Resumo

O Brasil destaca no cenário agrícola mundial, como um dos maiores produtores de alimentos, tendo a commodities soja como a principal. Entretanto, qual o destino da soja de Mato Grosso do Sul e de que forma é feita sua comercialização? Para responder este problema de pesquisa. O objetivo geral é identificar o perfil dos importadores da soja do Mato Grosso do Sul em 2021. Para isso consideremos três grupos importantes como: destino, via de escoamento e quantidade vendida pelo estado. A metodologia que é exploratória se utiliza de dados de exportação obtidos junto ao Sistema Brasileiro de Comércio Exterior, da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais vinculada ao Ministério da Economia. A análise é feita a partir da descrição desses dados e do uso da análise de redes sociais (Social Network Analysis – SNA) com o auxílio dos softwares UCINET® e NETDRAW®. Os resultados da pesquisa identificaram que o Porto de Paranaguá é o principal destino da soja do Mato Grosso do Sul, e o nosso principal comprador continua sendo a China. As formas de escoamentos via marítimo ligam aos principais países importadores, o transporte rodoviário liga ao Paraguai, e o fluvial liga o porto de Paranaguá a Argentina.

 

Palavras-chave: Soja, Logística, Exportações, analise redes sociais (UCINET) 

 

 

Publicado
2022-11-12
Como Citar
MORAIS, L. C.; JONATHAN GONÇALVES DA SILVA; MAURICIO HIROYUKI KUBO; VALÉRIO GONÇALVES DE MATO; LEUCELENE CARNEIRO MORAIS NUNES. ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES DE SOJA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NO ANO 2021, UTILIZANDO A ABORDAGEM DE ANÁLISE DE REDES SOCIAIS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.
Seção
EIXO 6 - Artigo Completo - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia