O ENSINO COMO ENSAIO
a discussão das palavras-chave
Resumo
Com o objetivo de revisar e repensar a abordagem das disciplinas de teoria e história da arquitetura e urbanismo foi proposto o projeto de ensino PEG “palavras-chave para pensar arquitetura: antologia para debate”. Escolheu-se a categoria projeto de ensino justamente por propiciar o exercício da oralidade, o confronto direto com a dificuldade de aprendizado e a abertura para temáticas não contempladas nas ementas tradicionais da estrutura curricular dos cursos de arquitetura e urbanismo. A metodologia está baseada na análise de práticas discursivas contemporâneas, tanto as recorrentes no campo da arquitetura e do urbanismo quanto aquelas que estão presentes no campo do debate da arte e da sociedade de maneira mais ampla. A estrutura de análise utilizada é organizada sob a forma de palavras-chave, ordenadas em grupos de afinidade semântica, sempre considerando as inflexões que as referidas palavras sofrem ao longo do tempo de modo a examinar a sua relação e dinâmica atual. A programação é composta por aulas quinzenais, algumas com a participação de convidados de outras IES. O projeto já desenvolveu mais da metade dos conteúdos, que será apresentado sobre a forma de resultados.