O PAPEL DO COMÉRCIO DE ÁGUA VIRTUAL NA DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS GLOBAIS

uma avaliação a partir de uma revisão sistemática da literatura

Resumo

O aumento populacional e o crescimento das atividades econômicas têm gerado um aumento significativo na demanda água em escala global, contribuindo para elevação do estresse hídrico com o passar dos anos. Como alternativa de redução dos impactos econômicos-ambientais entre o fornecimento e a demanda de água, foi adotada a estratégia de comercializar a água virtual. Em face a isto, este estudo questiona: Como o comercio de água virtual contribui para o fluxo e distribuição de água global? Este artigo visa apresentar uma revisão sistemática de estudos considerando os termos “virtual water trade” e “virtual water flow”, com trabalhos publicados entre os anos 2017-2021. Para isto foi realizada uma revisão sistemática da literatura com busca de artigos científicos, artigos de conferência, artigos de revisão e acessos antecipados, na base de dados da Web of Science Core Collection. Os resultados indicaram que grande parte dos estudos foram realizados na China e em países asiáticos, nos quais foram calculados o volume de água virtual e o fluxo de água virtual. O setor agropecuário é o setor econômico com maior pegada hídrica em regiões exportadoras de alimentos e que o consumo direto de água da indústria primária foi responsável consumo total de água em regiões que industrializadas. Este estudo propôs que o aumento da força cíclica da indústria nos sistemas econômicos locais são medidas eficazes para reduzir a perda de água e melhorar a eficiência do uso.

Biografia do Autor

José Francisco dos Reis Neto, Universidade Anhanguera-Uniderp

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em Investigación en Administración y Economía de la Empresa - Universidad de Salamanca (2008) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Doutor em Economía de la Empresa pela Universidad de Salamanca, Espanha, com qualificação Sobressaliente Cum Laude e menção Doutor Internacional. Atualmente é pesquisador da Fundação Manoel de Barros, professor da Universidade Anhanguera - Uniderp, os cursos de graduação de Administração, Agronomia e Medicina Veterinária, e nos Programas Stricto Sensu em MPA - Produção e Gestão Agroindustrial e em MDR - Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional.

Publicado
2022-11-03
Como Citar
ALMEIDA, A. R. DE; DOS REIS NETO, J. F. O PAPEL DO COMÉRCIO DE ÁGUA VIRTUAL NA DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS GLOBAIS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 3 nov. 2022.
Seção
EIXO 5 - Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo