ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO UTILIZADAS PELAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS FRENTE A PANDEMIA

um estudo no Brasil e Colômbia

  • SILVANA DALMUTT KRUGER 49984197031 https://orcid.org/0000-0002-3353-4100
  • Antonio Zanin UFMS
  • Cleunice Zanella Unochapecó
  • Jesús Rafael Fandiño Isaza UNAD- Colômbia
  • Vladimir Jhosmell Baquero Márquez UNAD- Colômbia

Resumo

O estudo tem por objetivo identificar as estratégias de inovação utilizadas pelas pequenas e médias empresas do Brasil e Colômbia, no enfrentamento da pandemia Covid-19. A coleta de dados foi realizada por meio de survey, de forma concomitante em empresas brasileiras e colombianas. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionário estruturado a 82 empresas do segmento de hotelaria, bares e restaurantes. Os resultados indicam que as estratégias de inovação adotadas pelas empresas para manter a continuidade das atividades, frente ao contexto pandêmico, foram de comunicação e marketing, com publicidade em mídias digitais e implementação do uso de aplicativos e ferramentas de comunicação (facebook, instagram e whatsApp); bem como inovação de processos, com adequação no fluxo de atividades operacionais e atendimento (serviço de delivery). Por outro lado, pode-se observar que a pandemia, trouxe impactos negativos nas relações de trabalho, refletindo em alterações nas rotinas de trabalho e adequações nos contratos trabalhistas, incluindo ações de demissão, redução salarial, antecipação de férias e suspensão temporária de contratos. Esse impacto poderia ser ainda mais negativo, caso as empresas estudadas não tivessem implementado estratégias de inovação. De forma geral, constatou-se similaridade nas estratégias de inovação entre as empresas brasileiras e colombianas.

Biografia do Autor

Antonio Zanin, UFMS

Professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS.

Cleunice Zanella, Unochapecó

Professora da Unochapecó.

Jesús Rafael Fandiño Isaza, UNAD- Colômbia

Professor da Universidad Nacional Abierta y a Distancia, Colômbia.

Vladimir Jhosmell Baquero Márquez , UNAD- Colômbia

Professor da Universidad Nacional Abierta y a Distancia, Colômbia.

 

Publicado
2022-11-12
Como Citar
DALMUTT KRUGER, S.; ZANIN, A.; ZANELLA, C.; FANDIÑO ISAZA, J. R.; BAQUERO MÁRQUEZ , V. J. ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO UTILIZADAS PELAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS FRENTE A PANDEMIA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.