ENFOQUE BIOPSICOSSOCIAL

Qualidade de Vida no Trabalho

  • PAULO CESAR SCHOTTEN UFMS/CPNA/CURSO DE ADMINISTRAÇÃO https://orcid.org/0000-0002-2053-7310
  • AMANDA DE SOUZA DA SILVA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA)
  • SIDINÉIA ANDRADE DE OLIVEIRA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA)
  • TAINARA DOS SANTOS BUENO BUENO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA)

Resumo

Para que as pessoas desempenhem tarefas com alta qualidade, as organizações precisam se preocupar com a qualidade de vida de seus funcionários quer seja nos aspectos biológicos, psicológicos ou sociais. O objetivo da pesquisa foi estudar a qualidade de vida dos empregados do comércio na região do Vale do Ivinhema, MS. Bibliograficamente foram apresentados estudos sobre qualidade de Vida no Trabalho e o enfoque Biopsicossocial. Metodologicamente, essa pesquisa foi classificado como qualitativo quanto aos métodos de análise, descritivo quanto aos objetivos e como levantamento de dados em relação aos procedimentos técnicos. Foi possível identificar e analisar as condições dos profissionais que ficaram abalados fisicamente, mentalmente, psicologicamente, devido as frustações, ansiedade, medo, trauma, entre outros sintomas causados pela pandemia.

Biografia do Autor

PAULO CESAR SCHOTTEN, UFMS/CPNA/CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Mestre em Administração. Doutorando em Engenharia de Produção pela UFPE. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Curso de Administração, UAS Nova Andradina.

Publicado
2022-11-07
Como Citar
SCHOTTEN, P. C.; SILVA, A. D. S. D.; OLIVEIRA, S. A. D.; BUENO, T. D. S. B. ENFOQUE BIOPSICOSSOCIAL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 7 nov. 2022.