PERCEPÇÃO DOS GESTORES E FISCAIS DE CONTRATO QUANTO AS DIFICULDADES EM GERIR E FISCALIZAR CONTRATOS COM REGIME DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA

  • Carmozina Gomes Teixeira Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Leciandra Doring Lauros Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Marlene Valerio dos Santos Arenas Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Valmir Batista Prestes De Souza Fundação Universidade Federal de Rondônia

Resumo

RESUMO

A gestão e fiscalização de contratos é inerente ao trabalho de servidores técnicos de Universidades Federais, sendo instrumento relevante de controle dos recursos públicos, quando da fiscalização e gestão dos contratos realizados pelo órgão. O presente artigo tem a finalidade de identificar as dificuldades enfrentadas pelos gestores e/ou fiscais de contrato da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, ao gerir e fiscalizar contratos de serviços com regime de dedicação exclusiva de mão de obra, em especial, os contratos de limpeza e vigilância dos oito campi da UNIR. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva seguida de um survey, classificada como quali-quanti. Em um universo de 48 (quarenta e oito) servidores foram obtidas 31 respostas, entre os dias 06 a 08 de julho de 2022. Os resultados obtidos demonstram que os gestores e/ou fiscais de contrato consideram difícil ou muito difícil a função de fiscalização e carecem de capacitação, sendo um dos pontos mais citados nos questionários. Outro ponto importante, refere-se ao excesso de trabalho e o desconhecimento de aspectos técnicos da fiscalização. Assim como, bastante mencionado, a criação de um setor de assessoria aos gestores e/ou fiscais, no esclarecimento de dúvidas, no que diz respeito à gestão e fiscalização de contratos administrativos.

Palavras-chave: Gestão. Fiscalização. Contratos. Servidores.

Biografia do Autor

Carmozina Gomes Teixeira, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Administração Pública

Leciandra Doring Lauros, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Administração Pública

Valmir Batista Prestes De Souza, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Ciência da Informação

Publicado
2022-11-14
Como Citar
GOMES TEIXEIRA, C. G. T.; DORING LAUROS, L.; VALERIO DOS SANTOS ARENAS, M.; BATISTA PRESTES DE SOUZA, V. PERCEPÇÃO DOS GESTORES E FISCAIS DE CONTRATO QUANTO AS DIFICULDADES EM GERIR E FISCALIZAR CONTRATOS COM REGIME DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 14 nov. 2022.
Seção
EIXO 2 - Artigo Completo - Gestão de Pessoas e Processos