METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Revisão Sistemática

Resumo

Este trabalho teve por objetivo identificar quais metodologias ativas têm sido utilizadas no ensino-aprendizagem de matemática no ensino superior e suas contribuições. Para esse propósito, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, sendo os documentos selecionados artigos, teses e dissertações, dos quais, 17 trabalhos atenderam aos critérios de inclusão/exclusão estabelecidos no protocolo de pesquisa. No desenrolamento da pesquisa forma identificadas as seguintes metodologias: sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, peer instruction, objeto de aprendizagem e a metodologia das 4E´S. Os resultados apontaram como pontos positivos da implementação dessas metodologias: a autonomia do discente no desenvolvimento das atividades, aprendizagem significativa e uma favorável conexão entre a teoria e prática; e como aspectos negativos, a dificuldade de adaptação por parte dos alunos e a falta de tempo para a elaboração dos materiais instrutivos necessários para a operacionalização da metodologia. Concluiu-se que as metodologias ativas têm um grande potencial no auxílio do desenvolvimento dos discentes em sala de aula e na construção de um processo de aprendizagem mais dinâmico que mude os paradigmas atuais, onde o professor é considerado o detentor de toda sapiência e o aluno é entendido como um ser desproveito de conhecimentos prévios.

Palavras-chave: Metodologias Ativas; Metodologias Inovadoras; Revisão Sistemática

Publicado
2022-11-16
Como Citar
NGOMO MBELA, L.; CORRÊA TOMAZ, F. S. METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 16 nov. 2022.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo