ANÁLISE DA PERFORMANCE NA GERAÇÃO DE RECEITA PRÓPRIA DOS MUNICIPIOS COM POPULAÇÃO ENTRE 400 E 800 MIL HABITANTES DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE NO PERÍODO DE 2018 A 2020

  • Florisvaldo Cunha Cavalcante Júnior Instituto Federal da Bahia - IFBA
  • Herrisson Queiroz Neto
  • Josaias Santana dos Santos
  • Antonio José Gomes Pedrosa

Resumo

Um dos principais indicadores da eficiência orçamentária de um município é a sua capacidade de geração de receitas próprias, mas muitas cidades ainda dependem das Transferênciais Intergovernamentais, em sua maior parte, para custear seus gastos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral apresentar a performance no tocante a geração de receita própria, em municípios de grande porte, das regiões Norte e Nordeste. conclui-se, que de um modo geral, com os municípios dessa amostra, exceto Aracaju/SE, há uma grande dependência de repasses do Estado e da União para a manutenção das atividades desses municípios, o que não é favorável, pois quando maior for a dependência dos municípios, mais a sociedade sofrerá a limitação de serviços oferecidos aos cidadãos.

Publicado
2022-11-14
Como Citar
CAVALCANTE JÚNIOR, F. C.; QUEIROZ NETO, H.; SANTOS, J. S. DOS; PEDROSA, A. J. G. ANÁLISE DA PERFORMANCE NA GERAÇÃO DE RECEITA PRÓPRIA DOS MUNICIPIOS COM POPULAÇÃO ENTRE 400 E 800 MIL HABITANTES DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE NO PERÍODO DE 2018 A 2020. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 14 nov. 2022.
Seção
EIXO 2 - Resumo Expandido - Gestão de Pessoas e Processos