A UTAUT APLICADA A AMBIENTES DE BIBLIOTECAS: um ensaio teórico

um ensaio teórico

  • Barbara Rocha Bittencourt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isaías Scalabrin Bianchi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jonatas Dutra Sallaberry

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação tem contribuído para a difusão do conhecimento e as bibliotecas como principal suporte de informação precisam incorporar recursos, estratégias e políticas para aceitação e uso dessas tecnologias pelos usuários. Nesse contexto, a pesquisa buscou na literatura de tecnologias educacionais os fatores comportamentais relacionados a aceitação e uso das bibliotecas virtuais, sob o aspecto teórico da UTAUT. As evidências reveladas mediante um ensaio teórico denotam a proposição de que a Influência Social, o Hábito, e a Expectativa de Desempenho influenciam diretamente no comportamento de Uso das TICs nas bibliotecas. Embora não tenham sido os elementos percebidos como mais consistentes para incorporação daquelas TICs, também é possível incrementar sua aceitação com a Expectativa de Esforço, as Condições Facilitadoras, a Motivação Hedônica, o Valor, a Informação de Qualidade, a Atitude, a Relevância, a Navegação, a Terminologia, a Qualidade do Serviço, as Características do Sistema, a Assistência da Biblioteca e o Estímulo Docente.

 

 

Biografia do Autor

Isaías Scalabrin Bianchi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Tecnologia Sistemas de Informação na Universidade do Minho (2018),Portugal com bolsa CAPES no Programa de Doutorado Pleno no Exterior (revalidado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Realizou período de estágio na Universidade de Twente e na Universidade de Utrecht na Holanda. Atua como investigador colaborador Centro ALGORITMI e colaborador externo no mestrado integrado em Tecnologia e Tecnologia e Sistemas de Informação da Universidade do Minho. Possui mestrado em Administração Universitária pela UFSC (2012) e graduação em Engenharia de Computação UNIVALI (2009). Possui experiência em pesquisa em governança de TI com a implementação de frameworks como ITIL, COBIT, gestão de processos, realizando pesquisa de campo em universidades do Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Portugal, Espanha, Holanda, Isarel. Técnico em TI da UFSC desde 2010. Atualmente atua como Coordenador Adjunto UAB- UFSC e professor do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária - PPGAU. É líder do ISTOS - Laboratory of Information Systems and Innovation for Digital Transformation of Organizations and Society desenvolvendo pesquisas em educação a distância, transformação digital e business intelligence para universidades.Também atua como professor a nível de doutorado ministrando as disciplinas de academic writing, research methods e a nível de graduação com Transformação Digital e Interactive Marketing na Al-Farabi Kazakh National University. Possui a certificação internacional Moodle Educador Certifacate.

   
Jonatas Dutra Sallaberry

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina em cotutela com a Universidad de Murcia (ESP), Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, Especialista em Auditoria Governamental e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Perito Contábil do Ministério Público Federal, Professor Substituto na Universidade Federal do Paraná, instrutor da Escola Superior do Ministério Público da União e professor universitário na Faculdade UnyLeya. Bolsista de Fixação de Recursos Humanos do CNPq - Nível D. Autor e revisor de artigos de periódicos e eventos nacionais e internacionais. Integra o Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Ensino em Contabilidade (NETEC-UFSC) e o Grupo de Estudos em Contabilidade Societária (GECS-UFRGS), participa como Editor convidado da Revista Prosppectus/UFPB. Possui interesse de pesquisa em Contabilidade e Administração, além de temáticas relacionadas a técnicas de identificação fraudes e whistleblower, aplicação de tecnologias no ambiente de negócios, e comportamento e ensino do profissional contábil, políticas públicas em educação, inovação, administração da justiça e administração pública em geral, onde atua há 22 anos. Avaliador do BASIS, Elaborador do BNI (INEP-MEC) e Certificador. Profissional contábil registrado no CRC, e pesquisador associado à Associação Nacional de Pesquisa em Administração - ANPAD, American Accounting Association - AAA, e a European Accounting Association - EAA.

 
Publicado
2022-11-03
Como Citar
ROCHA BITTENCOURT, B.; BIANCHI, I. S.; SALLABERRY, J. D. A UTAUT APLICADA A AMBIENTES DE BIBLIOTECAS: um ensaio teórico. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 3 nov. 2022.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas