A UTAUT APLICADA A AMBIENTES DE BIBLIOTECAS: um ensaio teórico
um ensaio teórico
Resumo
As tecnologias de informação e comunicação tem contribuído para a difusão do conhecimento e as bibliotecas como principal suporte de informação precisam incorporar recursos, estratégias e políticas para aceitação e uso dessas tecnologias pelos usuários. Nesse contexto, a pesquisa buscou na literatura de tecnologias educacionais os fatores comportamentais relacionados a aceitação e uso das bibliotecas virtuais, sob o aspecto teórico da UTAUT. As evidências reveladas mediante um ensaio teórico denotam a proposição de que a Influência Social, o Hábito, e a Expectativa de Desempenho influenciam diretamente no comportamento de Uso das TICs nas bibliotecas. Embora não tenham sido os elementos percebidos como mais consistentes para incorporação daquelas TICs, também é possível incrementar sua aceitação com a Expectativa de Esforço, as Condições Facilitadoras, a Motivação Hedônica, o Valor, a Informação de Qualidade, a Atitude, a Relevância, a Navegação, a Terminologia, a Qualidade do Serviço, as Características do Sistema, a Assistência da Biblioteca e o Estímulo Docente.