AUDITORIA DE MARKETING
Análise qualitativa em dois restaurantes de Aracaju/SE
Resumo
Esse trabalho buscou avaliar a aplicação da auditoria de marketing em dois restaurantes de Aracaju/SE. Para atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com estudo de caso e coleta de evidências por meio de entrevistas, questionários e observações para empreender a análise ambiental, de sistemas, compostos e produtividade como componentes da auditoria de marketing. Os resultados indicaram que embora as empresas tenham potencial para crescimento no mercado, elas adotam estratégias de curto prazo, como verificação de custos, definição de preços, variação de cardápios, qualidade no atendimento e arranjo físico atraente. Em contrapartida, a auditoria identificou a ausência de objetivos claros, inexistência de práticas regulares de coleta e análise de dados mercadológicos, pouca atenção às forças políticas e atuação restrita em ambiente digitais. Diante dos resultados, esse estudo destaca componentes da auditoria de marketing, assim como propõe ações de melhoria para otimizar o desempenho dos negócios estudados.
Palavras-chave: Auditoria de marketing; Análise ambiental; Sistemas de marketing.