AUDITORIA DE MARKETING

Análise qualitativa em dois restaurantes de Aracaju/SE

  • Kelvin Barros Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Ronalty Oliveira Rocha Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Marília Gabriela Silva Lobato Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Resumo

Esse trabalho buscou avaliar a aplicação da auditoria de marketing em dois restaurantes de Aracaju/SE. Para atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com estudo de caso e coleta de evidências por meio de entrevistas, questionários e observações para empreender a análise ambiental, de sistemas, compostos e produtividade como componentes da auditoria de marketing. Os resultados indicaram que embora as empresas tenham potencial para crescimento no mercado, elas adotam estratégias de curto prazo, como verificação de custos, definição de preços, variação de cardápios, qualidade no atendimento e arranjo físico atraente. Em contrapartida, a auditoria identificou a ausência de objetivos claros, inexistência de práticas regulares de coleta e análise de dados mercadológicos, pouca atenção às forças políticas e atuação restrita em ambiente digitais. Diante dos resultados, esse estudo destaca componentes da auditoria de marketing, assim como propõe ações de melhoria para otimizar o desempenho dos negócios estudados.

Palavras-chave: Auditoria de marketing; Análise ambiental; Sistemas de marketing.

Biografia do Autor

Kelvin Barros Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Ronalty Oliveira Rocha, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Administração na Universidade Federal do Paraná (PPGADM/UFPR)

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS)

Professor do curso de Tecnologia em Secretariado da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Marília Gabriela Silva Lobato, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Professora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Doutora em Desenvolvimento socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Universidade Federal do Pará. Mestre em Desenvolvimento Regional (MDR/UNIFAP). Bacharel em Secretariado Executivo (UNIFAP). 

Publicado
2022-11-07
Como Citar
BARROS SANTOS, K.; ROCHA, R. O.; SILVA LOBATO, M. G. AUDITORIA DE MARKETING. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 7 nov. 2022.