CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA DO CONHECIMENTO

a movimentação da economia local a partir do investimento em bolsas de pesquisa

Resumo

Este ensaio teórico buscou discutir a contribuição econômica do conhecimento a partir da movimentação que o investimento em bolsas de pesquisa pode proporcionar na economia local. Nesse sentido, avalia-se a possibilidade de que esse investimento – captado pela universidade e distribuído na forma de bolsas de pesquisa – contribua indiretamente com a sociedade, inclusive minimizando o distanciamento cognitivo existente entre a universidade e a sociedade. Essa proposição inicial demonstra que a mensuração econômica da pesquisa, como resultado de uma nova perspectiva de avaliação do investimento em bolsas de pesquisa, pode fazer com que o investimento em bolsas de pesquisa seja classificado e comparado por meio de dispositivos de calculabilidade, tornando-o mais compreensível socialmente. Esse resultado pode ser relevante para garantir legitimidade ao processo de pesquisa, atribuir razões para os investimentos, propiciar uma melhor percepção do retorno econômico da pesquisa, maior compreensão e credibilidade da sociedade em relação aos investimentos na ciência – especificamente àqueles vinculados às bolsas de pesquisa, bem como possibilitar a quantificação e valoração de dimensões de difícil mensuração, como o valor econômico atribuído ao conhecimento.

Biografia do Autor

Edi Carlos de Oliveira, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Administração pela UEM - Universidade Estadual de Maringá - área de concentração: Organizações e Mercado (2020); Mestre em Administração pela UEM - Universidade Estadual de Maringá - área de concentração: Organizações e Empreendedorismo (2013); Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino (2011); Especialista em Tecnologias e Educação a Distância (2011); Especialista em MBA Executivo em Negócios (2008); Especialista em Docência do Ensino Superior (2006); Graduado em Administração (2003). Atualmente é Juiz de Paz do Município de Presidente Castelo Branco - PR; Tutor da Especialização Lato Sensu em Gestão Pública Municipal (UEM-UAB); e Professor Colaborador na UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí - PR.

Fabiane Cortez Verdu, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins (1994), Graduada em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Faculdade de Informática de Lins (1991), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999), Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2010), Pós Doutora em Administração pela Universidade de Colônia (Alemanha, 2016). Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 2008, atua na Graduação bem como no Programa de Pós Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado). Interesses de pesquisa: Estratégias. Internacionalização de empresas. Internacionalização de Universidades. Ensino, Pesquisa e Extensão nas Universidades.

Maurício Reinert do Nascimento, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Professor Associado do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado e Doutorado. Possuo doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2006), sendo que foi realizado Doutorado Sanduíche na University of Michigan - Ann Arbor em 2004, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2000) e graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1994). Fui pesquisador visitante no grupo de pesquisa em Sociologia dos Mercados no Max-Planck-Institut für Gesellschaftsforschung (MPIfG) coordenado pelo Professor Jens Beckert, em Colônia - Alemanha. Tenho experiência na área de Administração e Sociologia, com ênfase em Teoria das Organizações e Sociologia Econômica e dos Mercados, pesquisando principalmente nos seguintes temas: moral e mercados, redes sociais e relacionamentos interorganizacionais, inovação e teoria institucional.

Publicado
2022-10-25
Como Citar
OLIVEIRA, E. C. DE; VERDU, F. C.; NASCIMENTO, M. R. DO. CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA DO CONHECIMENTO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 25 out. 2022.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo