O ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO AMPLIANDO AS OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS

INFLUÊNCIAS E MOTIVAÇÕES

Resumo

Conhecer quais são as motivações dos indivíduos é uma condição importante para compreender seus comportamentos e ações. Diante disso, o principal objetivo da pesquisa é descrever os fatores influenciadores e motivadores na percepção dos alunos que estão realizando estágio curricular obrigatório, no que concerne as perspectivas e às possibilidades de ampliação das oportunidades profissionais, apresentar que propostas os estudantes podem apontar no aperfeiçoamento das atividades do estágio obrigatório. Dentre os procedimentos metodológicos se trata de uma abordagem qualitativa de natureza descritiva-exploratória, com a utilização de questionários semiestruturados, apresentando uma combinação de questões abertas e fechadas, participaram efetivamente do estudo 40 estudantes do Curso de Administração que estavam realizando estágio curricular obrigatório I e II no período letivo de 2022.1, o qual teve início no dia 20 de junho de 2022 e término programado para o dia 18 de outubro de 2022. Os resultados mostraram que os fatores motivadores e influenciadores na motivação dos estagiários são as possibilidades de aprendizagem que o período de realização do estágio proporciona, a oportunidade de enriquecimento no currículo, oportunidades de efetivação, o momento ideal de alinhar a teoria vista em sala de aula com a prática do mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Manuela Rodrigues da Rocha, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) vinculado ao CCHL - Centro de Ciências Humanas e Letras (Teresina-PI). Doutorado em Educação (UFRJ); mestrado em Controladoria e Administração (UFC); especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); graduação em Administração (FACE - Fortaleza). Atuou por 30 anos na iniciativa privada, em bancos e seguradoras. Atuou como gerente regional e gerente comercial, respectivamente, nas corretoras de seguros da CAIXA e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Há 8 (oito) anos é professor formador do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores. Foi membro docente junto ao CEPEX e CONSUN pelo Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos) no período 2011/2012. Foi Coordenador do Curso de Administração do Campus Picos. Foi coordenador do Curso de Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) em dois mandatos: julho de 2016 a julho de 2018 e de agosto de 2018 a agosto de 2020. É membro representante docente do CAFS junto ao CONSUN - Conselho Universitário, CEPEX - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CAMEN - Câmara de Ensino, ligada à PREG - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e CAMEX - Câmara de Extensão (PREXC). Foi, por 02 (dois) anos, presidente da CPAD - Comissão Própria de Avaliação Docente, setorial Floriano. Foi membro efetivo da CPA - Comissão Própria de Avaliação, setorial Floriano. Foi professor da Rede E-TEC por 2 (dois) anos, vinculado ao Colégio Técnico de Floriano, pólo Guadalupe (PI). É membro do CAT - Comitê de Assessoramento Técnico Científico da PROPESQI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Há 04 (quatro) anos é membro do Comitê Interno do PIBEX - Programa Institucional de Bolsas de Projetos e Programas de Extensão, vinculado à PREXC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Foi Coordenador Acadêmico do Curso de Especialização (Lato Sensu) em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (carga horária de 450 horas), turma I. Possui Projetos de Extensão e de Pesquisa em vigência. É o representante do Estado do Piauí junto à ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (biênio 2018-2019). Atua como Elaborador de Itens para o BNI - Banco Nacional de Itens do ENADE (INEP-MEC) desde maio de 2018. É membro titular do Conselho Curador (2019-2021) da FADEX - FUNDAÇÃO CULTURAL E DE FOMENTO À PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO E INOVAÇÃO. Há 3 (três) anos é parecerista de trabalhos submetidos ao SEMEAD (PPGA/FEA/USP). Há 03 (três) anos é parecerista de trabalhos submetidos ao ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, promovido pela ANGRAD. Foi editor adjunto do dossiê Políticas Públicas de Estímulo ao Empreendedorismo, publicado pela RELISE - Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo. Realiza pesquisas no campo do Empreendedorismo (econômico, social, institucional e educacional); Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Currículo; Competências Docentes; Relações do Trabalho; Motivação, Gestão de Pessoas, Gestão e Políticas Públicas; Educação, Estado e Sociedade; Transformações Sociais; Capitalismo e Políticas Públicas.

Publicado
2022-11-12
Como Citar
RODRIGUES DA ROCHA, M.; GUIMARÃES, J. DE C. O ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO AMPLIANDO AS OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo