ENERGIA FOTOVOLTAICA

Projeto Despertando Cientistas

  • Emily Miskiw Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Nova Andradina (IFMS-NA)
  • Larissa Michaela Cavalcante Dos Santos
  • Anna Tereza Pereira Bezerra
  • Bruna Aparecida de Oliveira Dias
  • Grazieli Suszek

Resumo

O tema energia fotovoltaica pode ser aplicado em diversas disciplinas na escola, tanto na educação de jovens e adultos quanto na educação infantil e ensino médio, fazendo com que os alunos compreendam os conceitos e sua importância. A atividade pedagógica para avaliação foi em formato de oficinas com questões abordando sobre a energia fotovoltaica e apresentando os protótipos Maker Educacional, na Escola Municipal de Nova Andradina/MS, Prof. João de Lima Paes, nas séries dos 4º anos A e B. Neste contexto, a energia solar, conteúdo inserido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como “Matéria e energia” e contempla o estudo de fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, na perspectiva de construir conhecimento sobre os diferentes usos da energia, deve se tornar um objeto de discurso na prática da educação ambiental e da sustentabilidade na escola. A partir dessa realidade, é imperativo que a educação vislumbre diversos fatores ecológicos, formando indivíduos críticos e pensantes. Cabendo à escola, neste contexto, estruturar as ideias perante a natureza e a sociedade e a responsabilidade de cada aluno. Foi possível concluir, que as oficinas trouxeram benefícios para o entendimento dos alunos sobre a energia fotovoltaica e a geração de energia limpa.

Publicado
2022-11-12
Como Citar
MISKIW, E.; SANTOS, L. M. C. D.; BEZERRA, A. T. P.; DIAS, B. A. DE O.; SUSZEK, G. ENERGIA FOTOVOLTAICA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo