FAIXA DE FRONTEIRA SUL MATO-GROSSENSE E OS MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO CRÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

  • Obedias Miranda Belarmino Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rosele Marques Vieira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O desenvolvimento em municípios de fronteira apresenta dinâmicas socioeconômicas diferenciadas das demais regiões brasileiras, o que exige um olhar diferenciado levando em conta as especificidades e potencialidades de cada território. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é identificar e analisar quais municípios da faixa de fronteira sul mato-grossense encontram-se em situações críticas de desenvolvimento socioeconômico, com base em seus indicadores socioeconômicos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa descritiva, elaborada a partir do levantamento de dados secundários. Os dados mostraram que 12% dos municípios da faixa de fronteira sul mato-grossense estão em situação de círculo vicioso, sendo eles: Antônio João, Coronel Sapucaia, Japorã, Paranhos e Tacuru. Esses municípios demonstram baixos desempenho nos indicadores sociais e econômicos, e são marcados por diversas fragilidades, estando assim em situação crítica de desenvolvimento. Os menores indicadores para esses municípios são os de emprego e renda, os indicadores de educação são moderados e em alguns municípios são baixos, já os indicadores de saúde apesar de significativa melhoria ainda são baixos. Assim, a situação socioeconômica presente nesses municípios demonstrada por meio dos indicadores favorece a desigualdade e a baixa qualidade de vida de seus habitantes. O que evidencia a necessidade de ações rápidas e assertivas que revertam essa difícil situação enfrentada por sua população.

Biografia do Autor

Obedias Miranda Belarmino, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduado em Administração e Mestre em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos, ambos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Com especialização em Metodologias para Educação a Distância pela Universidade Anhanguera Uniderp. Tem experiência na administração pública e privada. Atualmente é Agente Local de Inovação - produtividade no SEBRAE/MS. E desenvolve pesquisas na área de ciências sociais aplicadas com ênfase nos temas de Desenvolvimento; Desigualdades; Administração; Inovação; Educação e Indicadores socioeconômicos. Membro no grupo de pesquisa em Crescimento Econômico e Desenvolvimento Regional, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Rosele Marques Vieira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Economia do desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul(UEMS), atuando nos cursos de graduação em Economia,Administração Pública(EAD) e Pós -Graduação. Atualmente é Coordenadora Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em desenvolvimento. Atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, desenvolvimento e crescimento econômico, desenvolvimento regional/local,estudos fronteiriços,métodos de análise regional( estrutural-diferencial e medidas regionais).

Publicado
2022-10-31
Como Citar
MIRANDA BELARMINO, O.; MARQUES VIEIRA, R. FAIXA DE FRONTEIRA SUL MATO-GROSSENSE E OS MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO CRÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 31 out. 2022.
Seção
EIXO 5 - Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo