A TECHNOLOGY ACCEPTANCE MODEL (TAM) É APLICÁVEL EM NEGÓCIOS? UMA ABORDAGEM A PARTIR DA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Resumo
O uso de tecnologias em processos organizacionais tem gerado vantagens competitivas. Todavia, a implementação desses sistemas tecnológicos pode encontrar entraves provocados pela resistência de seus usuários. Para resolver esse problema, diversos modelos teóricos de aceitação tecnológica foram desenvolvidos. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo sintetizar e classificar os trabalhos mais influentes que investigaram a adoção do modelo Technology Acceptance Model (TAM) dentro do ambiente de negócios. Para atingir o objetivo proposto realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Os resultados sugerem uma adequação satisfatória do modelo TAM em ambientes organizacionais, sendo uma ferramenta útil para que gestores alcancem êxito em seus empreendimentos tecnológicos. Alguns pontos pertinentes também foram encontrados: a preponderância da variável utilidade percebida como elemento estatisticamente mais significante sobre a facilidade percebida de uso e a não aplicabilidade do modelo TAM em alguns segmentos de determinados países. Sugestões de pesquisa abordando esses tópicos também são apresentadas. Como implicação prática, o presente estudo contribui para a reflexão dos gestores no processo de implementação de sites, aplicativos, e-commerce, sistemas informatizados voltados ao usuário interno, bem como atende diretamente uma demanda latente por melhorias na prestação de serviços via canais digitais, dado as alternativas híbridas de trabalho.