EDUCAÇÃO INFANTIL E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
principais conceitos a partir da abordagem curricular de Reggio Emilia
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade compreender alguns conceitos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) à luz da abordagem curricular de Reggio Emilia. A proposta está fundamentada em Estudos Bibliográficos e terá como foco trazer os conceitos presentes na abordagem Reggio Emilia de criança e infância, espaço e tempo, relação e interação para então buscarmos compreender a proposta descrita para a Etapa da Educação Infantil na BNCC/2018, a partir desses conceitos. Com base na literatura utilizada, percebeu-se que, assim como a abordagem de Reggio Emilia, a BNCC também enxerga a criança como sujeito ativo e participante de seu processo de ensino e aprendizagem, estimulando suas diferentes linguagens, valorizando a interação e brincadeira para seu processo de desenvolvimento, no entanto, esse documento apresenta uma visão instrumental de organização curricular, vinculada a um modelo neoliberal e fundamentada na concepção de competências, que contribui para homogeneização e limitação do trabalho docente.