GESTÃO AMBIENTAL
Análise das Práticas Adotadas por Empresas do Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
Resumo
O Brasil é um dos maiores mercados no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) do mundo e trata-se de um segmento em expansão. Se os resultados econômicos são positivos para o setor, as suas atividades produtivas causam impactos ao meio ambiente. O estudo partiu da questão norteadora: quais ações e práticas são desenvolvidas pelas empresas do setor de HPPC visando à diminuição dos impactos ambientais das suas operações? Como objetivo, delimitou-se identificar as práticas de Gestão Ambiental de quatro empresas que atuam no setor de HPPC explicitadas nos relatórios de sustentabilidade de 2019 publicados em seus portais de internet. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, com fonte de dados documental (relatórios de prestação de contas e transparência das empresas). Os resultados indicam que as organizações estudadas desenvolvem ações visando diminuição do consumo de água, redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), diminuição no consumo de energia e adoção de fontes de energia renováveis, minimização dos resíduos bem como ações que contribuem melhorar a logística reversa e a reinserção dos resíduos no ciclo produtivo ou reaproveitamento de materiais, otimização das embalagens e ações voltadas para a diminuição do desmatamento e conservação da biodiversidade.