MATERNIDADE NO TRABALHO

os obstáculos enfrentados pelas mulheres nas organizações

  • Isabela Lovatto Serpa Universidade FUMEC
  • Thiago Soares Nunes Universidade FUMEC https://orcid.org/0000-0002-1323-8160
  • Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro Universidade FUMEC
  • Wagner Luiz Silva Universidade FUMEC

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever os obstáculos enfrentados pelas mulheres nas organizações enquanto vivenciam a experiência da maternidade. Para isso, optou-se pela pesquisa quantitativa e descritiva, utilizando um questionário online para coleta de dados e análise descritiva. Como resultados, identificou-se que a mulher ainda continua a perceber salário inferior ao do homem; que elas têm protelado ou desistido de ser mães; que a incidência de demissão depois de findo o período de estabilidade garantido por lei aumentou; e que, geralmente, ao voltar a trabalhar, a distância entre a mãe e o bebê dificulta o aleitamento materno, interrompendo-o. Destarte, é cogente afirmar que muito tem de ser feito para minimizar esse hiato existente devido à condição de gênero e do tornar-se uma mulher mãe.

Biografia do Autor

Thiago Soares Nunes, Universidade FUMEC

Professor do Curso de Graduação em Administração e do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC. Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2018). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2016), com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha) (2015). Mestre em Administração pela UFSC (2011), Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC (2008), e Graduado em Administração pela UFSC (2007). 

Publicado
2022-11-12
Como Citar
LOVATTO SERPA, I.; SOARES NUNES, T.; SUELY DE ARAÚJO NERY RIBEIRO, J.; LUIZ SILVA , W. MATERNIDADE NO TRABALHO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.