A CRIAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS VIRTUAIS SOB A ÓTICA DA ABORDAGEM EFFECTUATION
Estudos de casos múltiplos com empreendedoras sergipanas
Resumo
O objetivo deste artigo consistiu em analisar o processo de criação de empreendimentos virtuais sob a ótica da abordagem effectuation. A presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa, quanto ao tipo, configura-se como descritiva e exploratória. A estratégia de pesquisa adotada foi a de estudos de casos múltiplos, e como fontes de evidências foram utilizadas a entrevista semiestruturada e um relato biográfico. Os resultados mostraram que os empreendedores utilizaram alguns dos conceitos do effectuation durante o processo de criação das suas empresas, em especial o emprego de alavancagem de contingências, usado para diminuir os gastos dos negócios. O desenvolvimento de alianças estratégicas foi evidenciado em apenas um dos estabelecimentos. Os princípios de perdas acessíveis e de controle de um futuro incerto também foram pouco observados nos empreendimentos. Sobre os critérios adotados para definir quais plataformas usariam nas vendas online, as empreendedoras apontaram diferentes motivações. Como contribuição teórica, esta pesquisa se concentrou em aplicar a abordagem effectuation no processo de criação de empreendimentos virtuais, contexto ainda pouco explorado, o que possibilita agregar evidências da aplicabilidade dessa abordagem nesse tipo de negócio.